O processo de recuperação de crédito tem diversas etapas, sendo talvez a mais importante a de estabelecer contato com cliente (vamos definir cliente como destino da cobrança).
Componentes de uma campanha por torpedo de voz
Vamos nos deter apenas no aspecto de contatar o cliente. Para cada grau de dificuldade da carteira, devemos ter estratégias e abordagens diferentes, com áudios diferentes. Todas as abordagens têm alguns pontos em comum, são eles:
a) Confirmar o nome do cliente ou algum dado como o CPF.
b) Solicitar contato: Não realizar processo de cobrança efetivamente, apenas informar que a empresa X necessita falar, uma vez que o sistema de envio de torpedos de voz não garantem a identidade do cliente e não tem a finalidade de cobrar, mas sim, de facilitar um contato.
c) Informar dados para contato de forma clara, seja através de um telefone ou sistema de transferência do torpedo para o call center.
O torpedo de voz seria a primeira fase do processo e serve para atingir os mais receptivos e, ao mesmo tempo, faz a validação da base de dados.
O sistema emite relatórios informando quem atendeu e quem confirmou o nome no caso dos interativos. Cruzado esses dados com os que não entraram em contato posteriormente, temos uma lista com os clientes mais prioritários para serem contatados, conforme exemplo de sequência abaixo:
- Os que atenderam, confirmaram o nome, mas não entraram em contato.
- Os que atenderam, mas não confirmaram o nome, podem ter sido atendidos por outra pessoa. Nesse caso, dependendo do volume, pode-se enviar novamente os torpedos em outro dia ou horário.
- Os que não atenderam, neste caso, é recomendado enviar novamente os torpedos em outro dia ou horário, uma vez que não há custo para os não atendidos. Após algumas tentativas em dias espaçados, tomar outras ações para encontrar um número de contato ou eliminar da lista.
Exemplos de áudios
Torpedo simples sem confirmação:
“Mensagem importante para José Pedro, por favor entre em contato urgente no telefone 0800 800 800. Repetindo, 0800 800 800. Trata-se de assunto importante. Obrigado pela atenção.
Torpedo simples com confirmação:
“Mensagem importante. Se você é José Pedro, por favor digite 1, se não é, ou ele não está, digite 2 e caso não conheça, digite 3.”
-> Se digitaram 1: “favor entrar em contato urgente no telefone 0800 800 800. Repetindo, 0800 800 800. Trata-se de assunto importante. Obrigado pela atenção.”
-> Se digitaram 2: “favor deixar recado para entrar em contato urgente no telefone 0800 800 800. Repetindo, 0800 800 800. Trata-se de assunto importante. Obrigado pela atenção.”
-> Se digitaram 3: “favor desconsiderar essa chamada. Obrigado pela atenção.”
Além dos exemplos acima, a Velip tem ferramentas que permitem a customização dos envios e adequação para as mais diversas campanhas.
Vantagens do uso de torpedo de voz
– Não utiliza as linhas do call center: Mesmo com discadores, existe a ocupação das linhas. Com os torpedos de voz Velip, as linhas ficam livres para ações pessoais.
– Custo reduzido: O custo do torpedo de voz é muito inferior ao custo da ligação somada ao do atendente (PA).
– Velocidade: O envio de torpedo de voz pela Velip pode atingir milhares de destinos por hora. Agilizando pela validação da base o trabalho posterior dos atendentes.
– Relatórios online: Todas as informações disponíveis de forma imediata ao longo e no fim da campanha, com dados das ligações e vínculos do cliente com a ficha de cobrança, como CPF e ID da campanha.
– Início imediato: Com a Velip, uma campanha é programada em menos de 3 minutos e tem início imediato, não sendo necessário instalar software ou qualquer tipo de equipamento ou link de dados. Basta ter acesso a um site da internet onde serão programadas as campanhas.
– Atinge fixos e celulares com voz: Com a mesma campanha, pode-se atingir cadastros de telefones fixos e celulares e a força de uma ligação de voz é mais impactante do que das mensagens escritas.
José Roberto Aragão – Diretor de tecnologia da Velip
Teste um torpedo de voz: www.velip.com.br/testetorpedo