O design conversacional como estratégia para compartilhar a informação

O design conversacional como estratégia para compartilhar a informação

Fonte: imagem produzida pelo Microsoft Designer com prompts do redator.

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

O design conversacional deve ser pensado em diversas situações na comunicação digital com o cliente. Hall (2018) aponta que o espaço e o tempo devem ser considerados nesse processo comunicativo específico. 

A internet nos ofereceu um espaço virtual praticamente infinito para guardar e compartilhar a informação. Passamos por uma mudança de cultura na qual precisamos refletir sobre as necessidades de comunicação pessoais e empresariais por meio da internet.  

Hall (2018) descreve dois modos de pensar a transmissão da informação pelo tempo e pelo espaço. Quando a informação ocupa o tempo ela é entendida como evento, e quando ocupa o espaço ela é uma forma de documentação (processo de criar documentos).

Por exemplo, estamos próximos das eleições municipais (evento), que irão ocorrer em outubro de 2024. Muitas empresas estão buscando formas de avaliar a satisfação do público em relação ao candidato, e para isso precisam de uma plataforma de comunicação automática para estabelecer contato. 

Por meio de pesquisas, as empresas podem avaliar o quanto e como as pessoas se identificam ou não com determinado candidato. Para analisar esses resultados, é essencial documentar esses dados e tê-los salvos e disponíveis em momento oportuno.

 

A solução da Velip – o Velip Research

 

Para ajudar a solucionar o problema de contato via internet, a Velip desenvolveu a plataforma Vox, capaz de disparar milhares de ligações e mensagens automáticas, permitindo que você comunique seu evento (tempo) e o documente (espaço) de maneira correta. 

No caso das pesquisas eleitorais, o Velip Research é a estratégia ideal, pois possibilita o disparo de pesquisas por voz, teclagem e escrita, seja por meio de ligação, WhatsApp, ou vídeos interativos (videobot survey) com apoio de inteligência artificial.

A pesquisa pode ser feita com o auxílio da voz ou de um avatar digital, tornando o processo de coleta de dados muito mais comunicativo e envolvente, ou seja, propriamente conversacional. 

 

A cultura do texting: falar pelas pontas dos dedos  

 

Na Velip, nos preocupamos com as diversas modalidades de conversação que a cultura da internet trouxe, seja o texting (digitar), os torpedos de voz, ou interações completas com avatares digitais. Mesmo quando não estamos presentes diretamente, nossa voz e nosso estilo de comunicação podem ser ouvidos ou vistos pelos usuários. 

Nossos sistemas interativos estão alinhados com as inovações que a cultura digital trouxe, e que eram próprias das comunidades humanas: uma comunicação ativa, simples, preocupada com o social e presente. 

Precisamos nos preocupar em como as pessoas recebem a mensagem e como vamos analisar esse contexto, para que a comunicação seja efetiva e eficaz. 

O processo de conversação fluida e natural é cada vez mais importante na interação com sistemas digitais, afinal, é a principal forma de comunicação humana.   

 

Velip, ecoando sua voz por novos caminhos

 

Referência

 

HALL, Erika. Conversational Design. New York: A Book Apart, 2018.