Estratégia para uso de torpedo de voz em campanha política

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O uso de torpedo de voz (mensagens de voz automáticas) em campanhas eleitorais deve ser planejada para atingir de maneira eficiente o eleitorado.

Além das possibilidades alternativas descritas em http://www.velip.com.br/blog/?p=137, temos o envio em massa, principal formato utilizado pelos candidatos.

Alguns fatores que devem ser considerados:

1)      Área de envios das mensagens;

2)      Data dos envios e intervalos entre novos envios;

3)      Conteúdo da mensagem;

4)      Qualidade da gravação;

5)      Verba disponível.

 

Os envios terão uma maior eficiência se enviados em quatro momentos principais:

1)      INÍCIO DA CAMPANHA ELEITORAL: Serve principalmente como um lançamento, mostrando que é candidato e sua proposta simplificada;

2)      COMÍCIOS: Caso o candidato participe de comícios, deve enviar convites para os eleitores participarem informado data e horário;

3)      REFORÇO: Enviado com uma diferença de tempo de pelo menos 30 dias do inicio da campanha e serve para relembrar e fixar a candidatura;

4)      CONSOLIDAÇÃO: Enviado mais próximo do pleito e serve para uma consolidação do candidato e fixação do seu número.

Os envios múltiplos com espaços de tempo entre eles terão um maior impacto, no entanto, dependendo do momento da campanha, recursos disponíveis e estratégias eleitorais. Envios únicos ou envios extras para um esclarecimento adicional ou uma alteração de proposta também podem ser utilizados com bons retornos.

Os áudios podem ser diferentes tanto para cada momento como também para cada região. Por exemplo, se for para uma região onde o candidato é conhecido, envia-se um áudio com um aviso sobre sua candidatura. Para regiões onde não é tão conhecido, enfatiza-se as suas propostas e realizações, se já estiver num segundo ou terceiro mandato.

A qualidade do texto, dicção, entonação e  boa gravação, são fatores importantes para se atingir resultados melhores. O uso de música deve ser evitado ou apenas utilizado em intervalos entre falas ou no final, uma vez que por telefone a união de voz e música compromete a inteligibilidade da mensagem, bem como a atenção do ouvinte. O candidato pode utilizar um locutor caso não possa garantir os fatores descritos, mas sempre tendo preferência por sua própria voz para criar um vínculo mais pessoal.

O conteúdo deve sempre conter o nome do candidato, número do candidato (para envios mais próximos da eleição) e sua proposta ou slogan, mesmo que bem resumidos e deve ser coerente com seu marketing eleitoral, seu site e outros meios utilizados na campanha.

A voz tem o poder de levar emoção na mensagem, diferente dos torpedos de texto (sms) que soam mais frios e curtos. O uso dessa força emotiva da voz pode ser utilizada para estabelecer uma ligação de proximidade com o eleitorado. Gravar a mensagem de uma forma que se torne mais uma ligação do candidato para o eleitor que uma publicidade do radio ou da televisão. Uma ligação, mesmo que automática, com uma gravação possibilita uma interação apenas entre duas partes, sem atingir a coletividade, o que pode ser explorado na forma como o conteúdo do áudio é preparado.

 

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