As tecnologias relacionadas aos humanos digitais podem dar vida aos personagens de jogos

As tecnologias relacionadas aos humanos digitais podem dar vida aos personagens de jogos

Fonte: imagem gerada pelo Dall-e e chatGPT com prompts do redator. Editada no Canva. 

 

Redator e adaptador: Heitor Augusto Colli Trebien

 

Andrew Burnes (2024), editor técnico de conteúdo da GeForce, sistema operacional de processamento gráfico da Nvidia, publicou em 19 de março as novas capacidades da tecnologia de humanos digitais que a empresa oferece. 

Na Game Developers Conference (GDC – Conferência de desenvolvedores de jogos) e na GPU Technology Conference (GTC – Conferência de tecnologia GPU), a Nvidia contou como suas ferramentas de inteligência artificial de fala e animação (NVIDIA Avatar Cloud Engine – ACE), linguagem (NVIDIA NeMo) e renderização com traçado de raios (NVIDIA RTX), estão ajudando diversas empresas de jogos a darem vida aos seus personagens. 

Essas tecnologias são usadas pela Nvidia para criar humanos digitais capazes de se comunicar naturalmente por inteligência artificial (IA). No entanto, empresas como UneeQ, Perfect World Games, RealityArts Studio, Hippocratic AI e Inworld AI estão usando a tecnologia para jogos, aplicações e plataformas com o intuito de melhorar seus produtos e resultados. 

 

IA e jogos: uma nova forma de interagir com os NPCs

 

A Inworld, em colaboração com a Nvidia, criou a demonstração de uma nova tecnologia: o Covert Protocol. Com ela, o usuário atua como um detetive, e as conversas com os NPCs (non-playable characters, personagens não jogáveis) acontece com reconhecimento de fala. A IA, por sua vez, ajuda a elaborar as respostas, contribuindo para uma experiência única para cada jogador.

Essa nova forma de elaborar os jogos trará narrativas dinâmicas que irão alterar o modo de como as pessoas interagem com os jogos. No futuro, a Inworld irá liberar o código-fonte para permitir que os desenvolvedores aprendam com a demonstração da tecnologia. Assim, poderão criar suas próprias inovações.

 

Os novos NPCs

 

A Ubisoft está explorando novas possibilidades com os Neo NPCs, isto é, os novos NPCs, que agora podem interagir em tempo real com jogadores, ambiente e outros personagens do jogo. 

Para contribuir ainda mais para a imersão do jogo, estão implementando também uma memória de conversação. Assim, as interações serão cada vez mais personalizadas, fazendo com que o design dos jogos seja mais complexo. 

A equipe narrativa da Ubisoft aproveitou a tecnologia da Inworld AI e da Nvidia para criar dois Neo NPCs, Bloom e Iron, cada um com uma base de conhecimento diferente e uma história própria. Desse modo, fundaram personagens únicos nesse universo demonstrativo.

 

Outros usos da tecnologia de humanos digitais 

 

A Perfect World Games está aproveitando as novas tecnologias para produzir sincronizações labiais de alta precisão para diferentes línguas para o jogo Jade Dynasty. Assim, os personagens podem falar em chinês ou inglês e o movimento dos lábios poderá ser mais real. 

Outra empresa, a RealityArts Studio em parceria com a Toplitz Productions utilizaram a tecnologia no jogo Unawake para criar expressões faciais mais fidedignas. Com isso, os personagens podem expressar emoções de forma mais precisa. 

A UneeQ e a Hippocratic AI estão desenvolvendo, gradualmente, assistentes virtuais mais humanizados. A Hippocratic desenvolveu uma Agente de Saúde que atua como uma intermediária entre paciente e médico, ajudando os pacientes com orientações médicas e agenda de consultas. Já a UneeQ trabalha no setor de atendimento ao cliente e aplicativos interativos. O uso da tecnologia é voltado para desenvolver emoções receptivas e melhores experiências ao usuário.

 

Velip

 

Na Velip, utilizamos uma tecnologia muito semelhante para produzir robôs e avatares de atendimento que podem ter diversos usos, como representar uma marca sendo um consultor, influenciador ou gêmeo digital. 

A marca Velip Engage é a responsável por trazer a magia de um estúdio de cinema para que personagens digitais possam engajar os usuários, leads ou clientes de uma empresa.  

Assim, sua empresa pode criar uma jornada personalizada com um humano digital autêntico, com uma história própria e única. Entre em contato para conhecer o nosso trabalho e saber como ele pode beneficiar a sua empresa. 

 

Velip, ecoando sua voz por novos caminhos 

 

Referência

BURNES, Andrew. NVIDIA Digital Human Technologies Bring AI Game Characters To Life. NVIDIA, 19 mar. 2024. Disponível em: https://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/nvidia-ace-gdc-gtc-2024-ai-character-game-and-app-demo-videos/?nvid=nv-int-billgfe-724218. Acesso em: 20 mar. 2024.