ChatGPT na direção: Mercedes-Benz inova ao integrar IA em assistente de voz

ChatGPT na direção: Mercedes-Benz inova ao integrar IA em assistente de voz

Redator e tradutor/adaptador: Heitor Augusto Colli Trebien

 

Post original de: Eric Hal Schwartz, para o Voicebot.ai, em 16 de junho de 2023. Título – Mercedes-Benz Experiments With Adding ChatGPT to Car Voice Assistant MBUX – Voicebot.ai

 

A Mercedes-Benz começou a incorporar o ChatGPT, da OpenAI, ao assistente de voz veicular MBUX como parte de um programa piloto de três meses. O chatbot de inteligência artificial (IA) generativa poderá ser experimentado por 900.000 consumidores americanos, com o ChatGPT embutido no MBUX por meio do Microsoft Azure, implementado ao serviço da OpenAI. 

 

ChatGPT e o MBUX 

 

A Mercedes descreve a testagem do ChatGPT como um meio para deixar o MBUX (User Experience Mercedes-Benz – Experiência Mercedes-Benz para o Usuário) mais flexível e responsivo à linguagem casual. a experiência irá lembrar uma conversa natural com o ChatGPT enquanto o motorista dirige, complementado pelo poder de controle de navegação, ambiente e entretenimento feito pela IA.

A Mercedes tem contado com a parceria da desenvolvedora de IA automotiva Cerence para dar suporte ao MBUX há vários anos, renovando esse acordo como parte da atualização do MBUX em 2020. A atualização adicionou a capacidade de entendimento de comandos implícitos, chamadas telefônicas com múltiplos usuários e tecnologia biométrica de reconhecimento de voz para identificar diferentes motoristas e ajustar a posição do assento, temperatura e mídia do carro com base em suas preferências. A Cerence está trabalhando em seus próprios projetos de IA generativa, e ainda não está claro como o piloto do ChatGPT, se bem-sucedido, pode mudar as coisas. 

“A integração do ChatGPT com a Microsoft em nosso ambiente em nuvem controlado é um marco em nosso caminho para tornar nossos carros o centro da vida digital de nossos clientes. Nosso programa beta potencializa as funções existentes do Hey Mercedes, como consultas de navegação, solicitações de clima e outros, com as capacidades do ChatGPT”, explicou o diretor de tecnologia para aquisição de desenvolvimento da Mercedes-Benz, Markus Schäfer. 

“Dessa forma, buscamos apoiar conversas com diálogos naturais e perguntas de acompanhamento. Nossos clientes sempre podem contar conosco para garantir a melhor proteção possível da privacidade de seus dados. Tudo está sob um grande objetivo: redefinir a relação com o seu Mercedes”.

A integração do ChatGPT ao sistema de infoentretenimento MBUX significa que ele passará de um chatbot em grande parte orientado por texto para um aprimoramento de assistente de IA vocal que conversa principalmente com os motoristas de forma audível. Os proprietários de veículos da Mercedes podem verificar se são elegíveis e se inscrever no aplicativo Mercedes me ou simplesmente informando ao assistente de voz do carro: “Hey Mercedes, quero participar do programa beta”.

Ao vincular o ChatGPT ao MBUX por meio do Azure OpenAI Service, a Mercedes aproveita alguns dos benefícios da infraestrutura da Microsoft. Por exemplo, a Mercedes destacou as salvaguardas de privacidade de dados do Azure no anúncio. No entanto, a empresa também afirmou que os dados de comandos de voz serão anonimizados e armazenados na Mercedes-Benz Intelligent Cloud para análise. Bret Kinsella, fundador do Voicebot, observou em nossa newsletter Synthedia que a ausência de perguntas sobre alucinações do ChatGPT fornecendo informações incorretas, uma fonte óbvia de preocupação potencial, foi bastante notável.

“Curiosamente, o anúncio da Mercedes não incluiu os habituais avisos sobre informações incorretas conhecidas como alucinações ou a possibilidade do que muitas vezes é chamado de conteúdo inseguro”, escreveu Kinsella. 

“Muitas marcas hoje estão preocupadas com o potencial de respostas incorretas ou inadequadas do ChatGPT. A Mercedes está assumindo um risco que outras marcas irão observar de perto. Dito isso, é provável que a Mercedes tenha implementado suas próprias medidas de segurança para reduzir o risco de respostas inadequadas. Esse é um ponto chave a ser observado em futuras declarações dos executivos da Mercedes sobre os resultados do programa. Será que eles implementaram medidas de segurança mais abrangentes e como elas se saíram?”

A resposta a essa pergunta virá com o tempo, depois das testagens e da implementação desse tipo de tecnologia na comunicação com o veículo e o usuário.

 

O que a VELIP oferece

 

Nós oferecemos serviços semelhantes de comunicação automatizada via IA. Com a VelMix, integramos as capacidades do ChatGPT com a Vel, nossa atendente virtual. Ela pode ser integrada à sua plataforma, e com o tempo se adaptar às necessidades de determinada demanda. 

Por meio do número 55 (11) 3557-4611, você pode acessar diversas vantagens, como conversação via voz e texto, respostas personalizadas em segundos, comunicação em larga escala, entre muitos outros benefícios. 

Acesse nosso post Integração da Vel ao GPT: soluções na palma da sua mão! ou fale conosco para mais informações. Se preferir, pode ligar no (11) 3557-4600 (tanto telefone quanto whatsapp).

 

Referência da imagem da capa

 

Fonte: foto 126237332 © Scharfsinn86 | Dreamstime.com

 

Referência

 

SCHWARTZ, Eric. Mercedes-Benz Experiments With Adding ChatGPT to Car Voice Assistant MBUX. VoicebotAI, 16 jun. 2023. Disponível em: https://voicebot.ai/2023/06/16/mercedes-benz-experiments-with-adding-chatgpt-to-car-voice-assistant-mbux/. Acesso em: 20 jun. 2023.