Como as flash calls irão mudar o jeito de se comunicar com os usuários

Como as flash calls irão mudar o jeito de se comunicar com os usuários

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

Já ouviram falar nas flash calls?

 

As flash calls, também reconhecidas como chamadas relâmpago ou ligações relâmpago, estão mudando o jeito das operadoras atingirem seus clientes. 

De modo geral, as chamadas relâmpago, segundo Hitchins (2022) e Paiva (2023) são ligações instantâneas que autenticam o usuário automaticamente. Desse modo, o cliente não precisa atender a ligação, pois o sistema já o registra. Isso pode causar prejuízos financeiros para as operadoras telefônicas, já que as cobranças são realizadas quando as ligações são atendidas pelo público. 

No entanto, ao invés de serem vistas como um problema, elas também podem ser uma solução, uma estratégia de criação de produto que barateie alguns serviços de telecomunicação. 

 

Mas o que são e como funcionam as chamadas relâmpago?

 

Barker (2021), integrante da Juniper Research, conceitua a ligação relâmpago como um processo de autenticação de usuários ou ações que alavanca as redes de voz dos dispositivos móveis. Quando uma chamada perdida ocorre, o número de entrada atua como uma senha única que pode ser processada automaticamente. 

O’Connor (2023), por sua vez, define a ligação relâmpago como um procedimento de contato com o usuário sem atrito, no qual as redes dos dispositivos móveis de voz são utilizadas como um método de autenticação para implementar uma chamada perdida quase instantânea para o dispositivo do usuário. 

Essa estratégia de chamada lembra uma ligação perdida, já que o usuário não precisou atender o telefone. A autenticação foi realizada por meio da interface de programação, que fez a coleta e verificação do número de modo automático. Com isso, não ocorre a cobrança da taxa de rescisão de chamadas.  

 

Figura 1 – Processo de autenticação da chamada relâmpago

 

Fonte: traduzido e adaptado de Barker (2021)

 

Antes, era necessário que o usuário digitasse o código ou a senha para realizar a verificação do telefonema. Com as chamadas relâmpago, o sistema usa, por exemplo, os 4 últimos dígitos do celular como senha e envia o número de maneira automática para os provedores. Assim o usuário não precisa mais atender a ligação para digitar números, o que acelera e torna o processo mais barato.

Baker (2021) comenta que em 2021 houveram aproximadamente 60 milhões de usos de ligações relâmpago, o que pode aumentar intensamente até 2026. O cálculo do relatório acredita que irá aumentar para em média 130 bilhões de flash calls no mundo, um aumento de 185%. 

O’Connor (2023) estima que 90% das ligações relâmpago não foram identificadas pelas operadoras de rede em 2023. Esse cenário irá mudar ao longo do tempo. Em 2026, acredita-se que o número de chamadas não identificadas irá cair para 45%, com a implementação do serviço de detecção. Aprecia-se que a receita dos operadores com ligações flash alcançará 450 milhões de dólares no mundo, superando as perdas originadas das chamadas relâmpago não identificadas.

 

Foto 54731452 © Mimagephotography | Dreamstime.com

 

Quando elas podem ser usadas e quais suas vantagens?

 

As ligações relâmpago podem ser uma opção rentável, de acordo com Hitchins (2022), em países nos quais o SMS (short message service) e as ligações de celular são mais caras. O autor ainda ressalta que esse produto geralmente é usado quando o cliente faz um registro para receber determinado serviço, instalar um aplicativo ou realizar qualquer ação que exija que providencie um número válido para completar o processo. 

Com as APIs (Application Programming Interface – interface de programação aplicada), além de a senha ser gerada de modo automático, o usuário é notificado rapidamente de que a verificação foi bem sucedida. Isso reduz os custos de modo geral e deixa o processo mais conveniente para o usuário, por não exigir que interaja para realizar a autenticação. 

 

O que as operadoras de redes móveis devem fazer e como devem se preparar?

 

  1. Devem ser capazes de identificar ligações relâmpago realizadas a partir de sua estrutura, algo que o investimento em firewalls podem ajudar. 
  2. Precisam processar o tráfego de ligações em tempo real para lidar com as flash calls, seja bloqueando ou as monetizando. Os firewalls por voz podem ajudar, por evitar ligações robóticas falsificadas.
  3. Estarem preparadas para ofertar uma comunicação multicanal para verificação do número telefônico, considerando como cada canal virtual funciona e oferecendo uma proposta viável de proteção e comunicação.

 

Referências das imagens

 

Gostaríamos de agradecer ao Dreamstime e Flaticon por oferecerem as imagens gratuitas usadas na Figura 1. Os dados de referência de cada imagem estão listados a seguir: 

 

Marca ou empresa: ID 125388622 © TOPVECTORSTOCK | Dreamstime.com

 

Service Provider: ID 221200023 © Anton Shaparenko | Dreamstime.com

 

Operador de rede: monkix

 

Assinante com dispositivo móvel: fjstudio

 

Referências bibliográficas

 

BARKER, Sam. Flash Calling’s Impact on Business Messaging. Juniper Research, nov. 2021. Disponível em: https://www.juniperresearch.com/whitepapers/flash-calling-impact-on-business-messaging?ch=Flash%20Calling%E2%80%99s%20Impact%20on%20Business%20Messaging. Acesso em: 19 abr. 2023.

 

HITCHINS, Dave. What are flash calls and how do they work?. Infobip, 28 jul. 2022. Disponível em: https://www.infobip.com/blog/what-is-a-flash-call. Acesso em: 18 abr. 2023.

 

O’CONNOR, Rosie. Detecting Flash Calling: Block or Monetise?. Juniper Research, abr. 2023. Disponível em: https://www.juniperresearch.com/whitepapers/detecting-flash-calling-block-or-monetise?ch=Detecting%20Flash%20Calling:%20Block%20or%20Monetise?. Acesso em: 19 abr. 2023.

 

PAIVA, Fernando. Operadoras vão perder US$ 1,3 bilhão com “flash calls” em cinco anos. Mobile Time, 17 abr. 2023. Disponível em: https://www.mobiletime.com.br/noticias/17/04/2023/operadoras-vao-perder-us-13-bilhao-com-flash-calls-em-cinco-anos/. Acesso em: 19 abr. 2023.