Fonte: imagem gerada pelo Dall-e (IA) com prompts do redator.
A IA generativa pode ser um excelente aliado à educação, mas é necessário refletir sobre as formas de utilizá-la
Redator: Heitor Augusto Colli Trebien
Com os avanços da inteligência artificial generativa e sua ampla difusão e utilização por alunos e professores, torna-se essencial discutir como utilizar essas ferramentas para aproveitar o seu máximo potencial.
O Ecossistema Educacional (2024) trouxe algumas dicas sobre como usar o ChatGPT, tendo em vista as boas práticas para evitar plágio e a desinformação. A instituição sugere usá-lo para:
- Correção gramatical;
- Obter sugestões de melhoria de conteúdo textual;
- Melhorar a argumentação;
- Analisar coesão e coerência;
- Ter novas ideias;
- Resumo crítico de textos;
- Simplificação textual, isto é, explicações didáticas sobre parágrafos complexos;
- Adaptar o tom de voz ou estilo textual segundo o público ou mídia.
Como o chatGPT pode ajudar?
O chatGPT, ou mesmo outra IA conversacional generativa, poderá ajudar na sistematização e organização do conhecimento. Com ele, temos a chance de conversar com uma máquina e receber um feedback do nosso desempenho, para aprimorá-lo segundo uma ampla base de dados.
Podemos interpretar as inteligências artificiais generativas como assistentes da informação: devido ao seu treinamento em amplas bases de dados, conseguem nos oferecer sugestões de melhorias, que podem ser acatadas ou não dependendo do projeto.
Outras possibilidades de aplicação de IA para a imersão estudantil: o entendimento de rotas
Segundo o Ecossistema Educacional, os aplicativos de rotas também estão usando inteligência artificial, pois a ferramenta ajuda a calcular o tempo do percurso, identifica engarrafamentos e sugere rotas melhores.
Para a instituição, esses recursos podem ser usados em aulas de matemática e física, para trabalhar contextos reais de aplicação de conceitos físico-matemáticos.
A ferramenta também pode ser usada nas aulas de geografia, para compreender como funciona o processo de geolocalização apoiado em máquinas na prática.
A multiplicidade de usos da IA
Neste artigo, citamos apenas alguns exemplos de onde a inteligência artificial pode ser aplicada. Entretanto, existem inúmeras possibilidades de uso.
Na Velip, focamos na inteligência artificial generativa conversacional. Ela pode ser utilizada em diferentes campos da educação, desde o foco no aluno, como um auxiliador de aprendizagem, ou o foco no professor, como um organizador do conhecimento.
Pode ainda ser usado para possibilitar a comunicação institucional com a sua audiência. Sendo assim, o bot deve ser interativo. Uma instituição educacional precisa manter contato com seus estudantes, para engajá-los nas diversas atividades escolares.
Dentre as soluções que nós oferecemos, apresentamos o Velip Student, uma solução de disparos de mensagens automatizadas em diversos canais de comunicação.
Com o Velip Student, você pode realizar ligações ou envio de mensagens automáticas com a ajuda de nossos robôs digitais. Com eles, você pode notificar estudantes sobre palestras, avisos de matrículas abertas e de vestibular, reativação de matrícula, e solução de dúvidas sobre a instituição.
Velip Engage: uma nova forma de interagir
Outra ferramenta que oferecemos é o Velip Engage, plataforma que possibilita a criação de avatares conversacionais que podem atuar como influenciadores, celebridades digitais ou mesmo consultores ou atendentes da sua marca.
Assim, você pode expandir o propósito da sua empresa por meio de uma inteligência artificial generativa personalizada e dinâmica. Nós ajudamos a desenvolver esse recurso digital desde o processo de roteirização até o monitoramento das interações com o público efetivo.
Para conhecer o nosso trabalho, veja a Vel, nossa representante de marca, e o Papai Noel digital, lançado em 2021, em parceria com o Hospital de Amor na época da pandemia.
Para saber mais, entre em contato!
Referências
ECOSSISTEMA Educacional. Inteligência Artificial na educação: benefícios e desafios. Educacional ecossistema de tecnologia e inovação, 10 jan. 2024. Disponível neste link. Acesso em: 04 jul. 2024.