Aprendendo a criar chatbots: alguns conceitos para entender a inteligência artificial conversacional

Aprendendo a criar chatbots: alguns conceitos para entender a inteligência artificial conversacional

Entenda alguns processos básicos de como os chatbots são criados

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

Atualmente, depois do lançamento do Chat GPT, os chatbots se tornaram uma tecnologia muito presente nas empresas e nas nossas vidas. Usamos cada vez mais tecnologias conversacionais para nos ajudar em tarefas diárias, como estudo e trabalho. 

Com a diversidade de usos dessa ferramenta, é comum nos perguntarmos: como elas são criadas? O que preciso entender para fazer um chatbot? 

A proposta deste artigo é apresentar alguns conceitos de como criar um chatbot, considerando principalmente as plataformas Dialogflow Essentials ou Dialog Cloud, da Google. No entanto, vale ressaltar que a lógica de criação de bots não depende de uma plataforma em si, mas dos conceitos de como estruturar um chatbot conversacional. 

Vamos ao primeiro conceito!

 

Intenções (intents

 

As intenções (intents), no processo de programação e desenvolvimento de bots, classificam os propósitos e objetivos que um usuário tem ao interagir com a inteligência conversacional. Isto é, é o que ele quer com o bot. Quem classifica essas intenções são os programadores/desenvolvedores. 

As intenções são categorizadas a partir das perguntas ou frases que são feitas ao bot, sendo assim, é importante diferenciar o que são esses dois aspectos. As intenções são o que tem de comum nas perguntas, frases e necessidades do usuário. 

 

Exemplos

 

Por exemplo, quando uma pessoa cumprimenta o bot com um “Oi!” ou “Olá”, essas frases indicam que o usuário está cumprimentando o bot. A intenção poderia ser então “Cumprimentar Usuário”, ou Default Welcome Intent, que é justamente dar as boas-vindas. 

A opção Default Welcome Intent (default – predefinição/padrão; welcome – boas-vindas; intent – intenção) já vem pré-configurada na plataforma Dialogflow, assim como a configuração Default Fallback Intent (intenção de recuo padrão), isto é, refere-se ao que o robô vai dizer caso não saiba responder à demanda do usuário. 

Uma coisa que ele pode responder é: “desculpe, não entendi sua mensagem”. Dependendo do caso e do objetivo, você pode personalizar as respostas para adequar o bot ao seu propósito. 

Para o bot poder abarcar diversas necessidades, intenções diferentes poderão ser criadas com diferentes tipos de perguntas e respostas dentro de cada intenção. Ou seja, existem mais perguntas e respostas do que intenções, justamente por ela ser um conjunto de necessidades comuns. 

 

Dicas: humanização dos bots

 

Para deixar o bot mais fluido e variado, você pode elaborar mais de uma resposta que contenha o mesmo sentido para o robô emitir respostas diferentes para as mesmas interações. Por exemplo, o robô também pode responder “Oi” ou “Olá”, assim como “E aí?”. 

O mesmo vale para as intenções de recuo (aquelas que o bot não compreendeu – fallback intents), como “perdão, poderia reformular a frase para eu compreender melhor sua pergunta?”. Assim o bot apresenta uma base de dados maior e mais robusta, e pode causar uma impressão melhor no usuário devido a flexibilidade no uso da língua. 

 

Testagem da Vel

 

No caso da Velip, somos uma empresa que oferece serviços de comunicação automatizada para outras empresas (B2B). Sendo assim, oferecemos torpedos de voz, SMS, robôs e avatares e uma central de comunicação por whatsapp e telefone. 

Existem diversos usos e contextos para esses produtos, como: marketing, disparar lembretes, engajar os usuários, recuperação de créditos, pesquisas, contato com estudantes, conectar entregador e cliente e até automatizar a comunicação em empresas de tecnologia.

Se quiserem testar e descobrir como um robô com inteligência artificial gerativa funciona, entrem em contato pelo número do whats 11 3557-4600 e conversem com a Vel. Ela tem anos de preparação e continua sendo treinada para ajudar o cliente da melhor forma possível. 

Todo robô conversacional precisa de tempo para se desenvolver e se aprimorar. É um trabalho que nunca acaba, mas se atualiza de acordo com as demandas do mercado. 

Por isso é sempre bom contar com profissionais que estejam dispostos a sempre melhorar e ampliar a comunicação! 

 

Velip, ecoando sua voz por novos caminhos.

 

Referência da imagem da capa

 

Fonte: Foto 172987631 © Pop Nukoonrat | Dreamstime.com