Relacionamento direto entre loja e consumidor: a venda D2C

Relacionamento direto entre loja e consumidor: a venda D2C

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

O mercado precisa sempre procurar estratégias para se relacionar da melhor forma possível com o consumidor. Uma dessas maneiras é o modelo de venda direct-to-consumer (direta com o consumidor), mais conhecida como D2C. 

Assim, o processo de contato com o produto é direta, não há parceiros para redirecionar a compra, seja ela online ou em loja física. Por exemplo, o Boticário tem uma loja própria, assim como um site próprio. Desse modo, o cliente pode comprar diretamente com a instituição, sem necessidade de um intermediário. 

No entanto, no caso do Boticário, eles também têm parceiros para revenda, que no caso são suas consultoras/revendedoras. Já a Dove e a L’Oréal, por exemplo, fazem a venda de seus produtos por meio de mercados ou lojas parceiras, como a Amazon. 

 

Qual o diferencial da venda direta?

 

  • Facilidade em compreender a jornada do consumidor: fica mais fácil para a empresa entender como os clientes buscam seus produtos, justamente pela conexão ser direta. Assim, o feedback é instantâneo e a análise não necessita de intermediários.
  • Margens de lucro: os ganhos da empresa podem ser maiores, considerando que o dinheiro recebido vai direto para a empresa. 
  • Controle da marca: a forma como o produto é apresentado ao cliente depende exclusivamente de como a empresa deseja, ou seja, a publicidade é feita por um canal direto, sem a interferência de outra instituição ou outra marca/produto. Isso gera, por um lado, menos concorrência, pois o consumidor vê nas prateleiras apenas o produto de uma única marca. 
  • Proximidade com o cliente e testagem precisa: por estar mais próxima do consumidor, fica mais fácil criar um ambiente de testagem no qual a empresa pode investigar o que mais interessa ao público naquele momento.  

 

Alguns desafios que precisam ser enfrentados

 

Claro, nem tudo são flores. Como todo negócio, seja qual for o modelo escolhido, precisamos analisar quais são os possíveis obstáculos e como podemos superá-los. 

No caso do modelo D2C, a logística e distribuição torna-se responsabilidade da empresa, sem auxílio de parceiros, como acontece nos grandes mercados que oferecem redes de distribuição. 

A concorrência, como sempre, continua acirrada, pois outras empresas também adotam esse modelo. Assim, a empresa precisa sempre inovar para se destacar de outra empresa como um todo. 

O investimento inicial também costuma ser alto. Hoje, além do espaço físico, a marca também precisa do digital, com site, redes sociais, e mesmo bots de atendimento. Em alguns casos, até tokens são necessários, além do atendimento humano. 

 

Como a Velip pode te ajudar no modelo D2C?

 

Com nossa tecnologia, você pode implementar no seu negócio uma jornada de compra digital conversacional, iniciando com influenciadores virtuais que são humanos digitais projetados para promover sua marca em vídeos e redes sociais. 

Através da interação dinâmica, ele capta o interesse do cliente, criando uma base sólida para um atendimento personalizado que podemos  realizar  com bots conversacionais em texto, voz e vídeo que usam IA interativa em canais, como website, Whatsapp e totens digitais.

Você também pode programar as mensagens nos horários mais convenientes e manter contato com os clientes 24/7, se necessário. 

Para testar nossa solução, converse com a VelMix e veja na prática como uma inteligência artificial pode ajudar o seu negócio por meio de uma conversa personalizada e de qualidade.   

 

Referência da imagem da capa

 

Fonte: Foto 254795887 © Maksstock78 | Dreamstime.com

 

Referência

 

GODOY, Larissa. D2C: o relacionamento sem escalas com o consumidor. Consumidor Moderno. Disponível em: https://consumidormoderno.com.br/revista/d2c-relacionamento-consumidor/?gclid=Cj0KCQjw1aOpBhCOARIsACXYv-daxZ7JvaOhQQtTFgnc4OJyv9h2CivVMgW_gGoISqX5xw9pKaS_-igaAu9qEALw_wcB. Acesso em: 13 out. 2023.