Oito filmes para você assistir com sua família do Festival Internacional de Filmes de Toronto

Oito filmes para você assistir com sua família do Festival Internacional de Filmes de Toronto

Fique por dentro das novidades cinematográficas e aproveite o que a arte pode te oferecer! 

 

O presente texto foi inspirado e baseado na resenha cinematográfica de Andrew Webster, editor de entretenimento da revista The Verge, publicado em 17 de setembro de 2022 às 12:00. O texto base pode ser lido em: Knives Out, Weird Al, and more: eight great movies from TIFF 2022.

Redação e tradução livre: Heitor Augusto Colli Trebien

 

De acordo com a resenha de Webster (2022), uma grande variedade de filmes pôde ser apreciada no festival de Toronto deste ano. Ter a oportunidade de visitar o festival é uma experiência fantástica. Existem tantas possibilidades de filmes e cinemas que, infelizmente, não conseguimos acompanhar tudo.

Para Webster (2022), a possibilidade de vivenciar um festival como esse pode ser refrescante. Temos filas cada vez menores de sucessos de bilheteria, além de encontrarmos franquias sem fim. Ter um festival como o de Toronto pode nos lembrar como é bom aproveitar o cinema, principalmente depois da pandemia. 

Na sua agenda, o editor conseguiu assistir uma imensa variedade de filmes, desde comédias biográficas fictícias, histórias de sequestro emocionantes e belas animações. Ele nos indicou oito:

 

 

Broker

 

Broker significa, de acordo com o dicionário online de Cambridge, uma pessoa que compra e vende dinheiro estrangeiro para outras pessoas, isto é, faz referência a pequenos empresários. O que surpreende é que no filme esses pequenos empresários vendem bebês.

Dirigido por Hirokazu Kore-eda, o diretor premiado com o Palma de Ouro pelo filme Shoplifters (Assunto de família aqui no Brasil), o filme busca explorar a vida de pessoas à margem da sociedade que encontram formas moralmente questionáveis ​​de sobreviver.

Dois homens têm um negócio paralelo de venda de bebês órfãos: eles os vendem para casais ricos que querem adotar. O problema acontece quando uma das mães decide checar seu bebê. Ela acaba se juntando a eles em uma viagem de vendas pela Coréia e, a partir daí, Broker se transforma em uma história surpreendentemente doce sobre famílias encontradas e os horrores de navegar em sistemas burocráticos. Pense que é uma espécie de drama criminal com características de Little Miss Sunshine: para cada momento de violência, também tem cenas de carinho de pessoas que tentam o seu melhor com o que tem. 

O filme tem um elenco de peso: Doona Bae, de Sense8, como uma das policiais que tenta capturar os empresários e Song Kang-Ho, estrela de Parasita que atua como um dos empresários.

Broker será lançado nos EUA em 26 de dezembro.

 

Glass Onion: A Knives Out Mystery

 

Nasce uma franquia de mistério policial! 

Webster (2022) comenta que a Netflix está investindo uma boa quantia de dinheiro nas sequências cinematográficas de Knives Out, e o próximo lançamento será Glass Onion: A Knives Out Mystery em 23 de dezembro. 

Com Rian Johnson como diretor do filme e Daniel Craig como o detetive Benoit Blanc, o filme retrata a investigação de um assassinato cometido numa ilha privada de um bilionário da tecnologia. Lá, ele estava organizando uma espécie de retiro para ele e para seus amigos mais próximos quando o crime ocorreu. 

O elenco também é incrível: Edward Norton como um cara rico da tecnologia; Janelle Monáe como sua ex-parceira; Kathryn Hahn como uma política com morais questionáveis; Kate Hudson como uma fashion designer completamente sem noção e Dave Bautista, talvez um dos melhores na opinião de Webster, que vive como um homem tão inseguro que precisa nadar com sua pistola.

Para ler a resenha completa de Webster, acesse: Glass Onion solidifies Knives Out as the next great mystery franchise

 

Godland

 

Venha ver as belas paisagens islandesas e faça uma reflexão sobre a vida e a fé

Godland foi baseado em fatos reais, que foram reproduzidos de uma forma única. Os cineastas usaram fotos datadas de meados de 1800 como fonte de inspiração para criar uma narrativa silenciosa e contemplativa sobre a viagem de um padre pela Islândia com o propósito de criar uma igreja em uma vila remota antes do inverno. 

A fotografia é excelente, retrata diversos aspectos da Islândia, como cachoeiras geladas, a lava escorrendo dos vulcões e imagens reais de animais em decomposição. Além de tudo isso, o filme aborda questões importantes, considerando a terra que nos sustenta e a divisão de perspectivas entre colonizadores e colonizados.

O diretor Hlynur Pálmason faz uma direção incrível de filmagem. O espectador, como Webster destaca, pode ver através dos olhos do padre com o jogo de câmera, ou seja, podemos tanto nos inserir na realidade do filme como podemos ver através do ponto de vista dos personagens. 

Não se sabe exatamente quando Godland será lançado, mas vamos ficar atentos! 

 

Good Night Oppy 

 

Um documentário espacial com uma pitada de Star Wars

Good Night Oppy é um documentário da Amazon sobre a inesperável vida longa de dois rovers (astromóveis ou andarilhos do espaço) chamados Spirit e Opportunity. Muitas entrevistas com engenheiros e cientistas que trabalharam no projeto são mostradas, juntamente com imagens para expor como as coisas eram no momento.

Mas o que torna o filme único são os efeitos especiais. A Industrial Light & Magic (ILM), empresa fundada por George Lucas e divisão da Lucasfilm trabalhou no filme para dar vida aos efeitos especiais. Ela produziu imagens criadas por computador altamente realistas que iluminaram os robôs e a paisagem de Marte. As tempestades de areia lembram Mad Max e os robôs espaciais se movem como os droides de Star Wars, o que dá familiaridade a essa nova história.

Good Night Oppy está previsto para ser lançado em 23 de novembro, no Prime Video.

 

Hunt

 

Um filme de investigação com o protagonista de Round 6!

Hunt irá estrear Lee Jung-jae, a estrela de Round 6 da Netflix, como diretor do filme. Esse suspense investigativo se passa na década de 1980, após uma tentativa fracassada de matar o presidente sul-coreano. Dois chefes da Agência Central de Inteligência da Coreia (KCIA – Korean Central Intelligence Agency), um deles interpretado pelo próprio Lee Jung, estão na corrida para encontrar o suspeito e amenizar as crescentes tensões entre a Coreia do Sul e do Norte. 

Thrillers de espionagem, em muitos casos, estão repletos de decepções. Mas esse é o ponto, Hunt tem tantas reviravoltas que não sabemos em quem podemos confiar. Dica: não confie em ninguém! O espectador mal tem tempo de respirar e uma nova trama aparece. Para Webster (2022), as coisas terminaram um pouco estranhas, mas a jornada foi muito divertida.

Ainda não há uma data de lançamento para Hunt.

 

Pearl

 

Mia Goth brilha nesta história que retrata a origem de uma assassina 

Pearl é a prequela (sequência) da franquia de horror de Ti West, sendo uma continuação de X (X – a marca da morte), lançado mais cedo neste ano (28 de julho de 2022 no Brasil). Nesta narrativa, o espectador descobre como Pearl (Mia Goth), uma garota simples da fazenda, se transforma em um monstro sanguinário. 

Se você já assistiu X, não há muitas surpresas, mas Pearl ainda impacta pela incrível performance de Mia Goth e pela mistura estilística de Psicose e O mágico de Oz. Não se esqueçam de dar uma olhada na resenha completa de Webster: Pearl is a slasher prequel that makes the original even better.

Pearl foi lançado nos cinemas dos EUA em 16 de Setembro. 

 

Weird: the Al Yankovic Story

 

Uma comédia absurda de uma cinebiografia musical

Muitas cinebiografias ajudam os espectadores a entender um pouco da vida da pessoa retratada. Quando falamos de musicais biográficos, espera-se o arco tradicional da criança que, depois de superar altos e baixos, se torna uma superestrela. Weird, faz tudo isso, mas com uma diferença: praticamente tudo o que você vê no filme não é verdade. 

Weird é uma paródia hilária as cinebiografias musicais que lembra mais A vida é dura – a história de Dewey Cox (Walk Hard: The Dewey Cox Story) do que Rocketman. O filme leva as experiências de Yankovic a um nível absurdo de viagens movidas a drogas pelo inferno a uma batalha com um traficante da vida real.

Daniel Radcliffe, mundialmente conhecido como Harry Potter, se dedica totalmente como protagonista, adicionando camadas de humor que fazem a piada bater com mais força. Vejam a resenha completa de Webster. 

Weird: The Al Yankovic Story está previsto para ser lançado em 4 de novembro no Roku Channel.

 

Wendell e Wild

 

Uma excelente aventura em stop-motion que nasceu das mentes que criaram Coraline e Não! Não olhe!

Esta animação é o retorno ao stop-motion (quadro a quadro) que o diretor Henry Selick (Coraline) co-escreveu ao lado do diretor de Não! Não olhe! – Jordan Peele. Peele também atua no filme ao lado de seu companheiro comediante de longa data Keegan-Michael Key. É um filme de Halloween perfeito!

Combinando excelentes técnicas de animação stop-motion altamente detalhadas com uma narrativa clichê, assustadora e sincera de uma jovem garota que enfrenta demônios (reais e simbólicos) para salvar uma cidade. É uma história de amadurecimento que também tece críticas ao complexo industrial das penitenciárias. 

Wendell e Wild será lançado em 28 de outubro, na Netflix.

 

Referência

 

WEBSTER, Andrew. Knives Out, Weird Al, and more: eight great movies from TIFF 2022. The Verge, 2022. Disponível em:

https://www.theverge.com/2022/9/17/23354933/tiff-2022-movie-reviews-glass-onion-weird-broker. Acessado em: 19 set. 2022.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]