IA pelo mundo: a Academia Brasileira de Letras inova com o lançamento do Machado de Assis Digital

IA pelo mundo: a Academia Brasileira de Letras inova com o lançamento do Machado de Assis Digital

No dia 5 de março de 2024, a Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou o avatar digital de Machado de Assis para conversar com o público

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

Falamos da China e da França como autoridades no desenvolvimento de inteligência artificial generativa, e agora chegou a vez do Brasil. 

O Brasil segue sendo uma forte potência no desenvolvimento de tecnologias digitais, e para demonstrar essa constatação, a ABL criou um Machado de Assis Digital para resgatar a cultura literária brasileira.

Segundo a Agência Brasil (2024), uma das funções do avatar do Machado de Assis é guiar os visitantes pelo prédio da instituição. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Euvatar Storyliving e com ele pretendem engajar mais jovens no mundo da leitura. 

A principal base de dados para o treinamento do avatar foram as obras de Machado de Assis e dos estudos realizados dentro da ABL sobre o autor. Ele foi desenvolvido com mais de 1 milhão de parâmetros, que só irão aumentar com as constantes atualizações, principalmente após as conversas com o público. 

 

Linguagem literária

 

Para ambientar o público durante a interação, o avatar de Machado de Assis adota uma linguagem mais literária e típica do momento histórico do qual viveu. No entanto, ele também foi treinado com informações atuais, o que o ajuda a adequar, entender e até expressar uma linguagem mais moderna dentro de um estilo próprio. 

 

Polêmicas relacionadas à imagem de Machado de Assis

 

Como indicado pela Agência Brasil (2024), o escritor era descendente de africanos alforriados, no entanto, por muitos anos foi e retratado como branco. Para alguns pesquisadores, houve um embranquecimento também do avatar digital, algo que deve ser atualizado.  

A Agência Brasil (2024) comenta que Flávia Peres, fundadora da Euvatar Storyliving, afirmou que as imagens foram usadas de acordo com as imagens disponíveis pela ABL. 

Uma das questões a ser discutida no processo é que as imagens de Machado foram editadas ao longo dos anos, de modo a deturpar quem ele era. Além da imagem, muitos discursos, principalmente aqueles do final do século XIX e início do século XX, carregavam ações e concepções violentas contra a identidade cultural brasileira.  

O debate ainda não se encerrou, mas espera-se que todos trabalhem juntos para trazer a imagem de Machado de Assis do modo como ele era, e não como foi classificado de maneira brutal por uma época que demonstrava violência contra mestiços, pardos, mulatos e negros. 

 

Um pouco de história da imagem de Machado de Assis

 

Como Nogueira (2021) aponta, a ação de embranquecer Machado de Assis, uma atitude excludente e grave, foi reproduzida ao longo da história. Apenas em 2018 o movimento ganhou mais força e Machado começou a ser reproduzido pela sua imagem real, que veio ao público graças a uma publicação estrangeira. 

Uma foto do autor foi encontrada em uma revista argentina, chamada Caras y Caretas, na qual uma foto de Machado de Assis foi tirada no ano de sua morte (1908). A foto foi divulgada também pelo escritor Rubens Magalhães Jr em 1957 e sem edições, reafirmando as características afro-brasileiras de Machado.

 

Para acompanhar e se aprofundar sobre a história das fotos de Machado de Assis, leia a matéria da BBC News: O que a negritude de Machado de Assis diz sobre como Brasil lida com racismo.

 

Assista a matéria da TV Brasil para conhecer o avatar digital:

Fonte: TV Brasil – Inteligência Artificial: Machado de Assis recebe visitantes na ABL. Publicado no YouTube em 5 mar. 2024. 

 

A ética no trabalho com inteligência artificial

 

Acreditamos que todo o trabalho com IA generativa feito de forma ética é essencial para ajudar o desenvolvimento social. O projeto desenvolvido pela Euvatar e a ABL representa um grande avanço para o resgate da cultura literária brasileira, e deve ser incentivado. 

Com o passar dos anos, teremos um Machado de Assis cada vez mais realista, e não apenas ele. Outros autores, assim como outros personagens significativos da história cultural brasileira poderão ser recriados com ajuda da inteligência artificial e de um treinamento adequado. 

Assim o Brasil mostrará cada vez mais sua riqueza em diversas áreas do conhecimento, seja tecnologia, literatura ou outras.

 

Velip, ecoando sua voz por novos caminhos

 

Referência da imagem da capa

 

Fonte: imagem editada pelo redator com o recurso do canva e retrato de Machado de Assis Imagem de Jo Justino publicado no site Pixabay

 

Referências

 

AGÊNCIA BRASIL. ABL lança, no Rio, avatar de Machado de Assis. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-03/abl-lanca-no-rio-avatar-de-machado-de-assis. Acesso em: 7 mar. 2024.

NOGUEIRA, André. Machado de Assis: o grave erro com a imagem do maior escritor da história do Brasil. Aventuras na História, 19 mar. 2021. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/machado-de-assis-conheca-o-grande-erro-de-seculos-com-a-imagem-do-bruxo-do-cosme-velho.phtml. Acesso em: 7 mar. 2024.