O comércio conversacional é uma estratégia em constante ascensão e é cada vez mais presente no mercado
Redator: Heitor Augusto Colli Trebien
A satisfação do cliente é a chave para o sucesso empresarial, e uma das principais formas de engajar o cliente é através de uma conversa. Na atualidade, novas formas de diálogo surgiram, como o diálogo com robôs artificiais.
Considerando as diversas formas de conversas voltadas para a intenção de venda, surgiu o termo – comércio conversacional – como uma estratégia inovadora para elevar a experiência do cliente a um novo patamar. Mas o que exatamente é comércio conversacional e como ele pode beneficiar sua empresa?
Entendendo o comércio conversacional
Essa estratégia é muito comum nos Estados Unidos e ficou conhecida como conversational commerce, na qual consistia em utilizar diferentes estratégias para influenciar o cliente a se fidelizar à marca e ao produto.
Atualmente, essa prática ganhou uma versão digital com o uso da inteligência artificial e machine learning. O cliente pode tanto conversar com um vendedor, de maneira presencial ou remota, como com um robô digital. Existe a possibilidade ainda de utilizar aplicativos de orientação de compra para fornecer atendimento em tempo real.
Em alguns casos, mais de uma opção é utilizada simultaneamente, e é aí que começa a estratégia omnichannel – omnicanal.
O que significa a expressão omnichannel?
A experiência omnicanal é a possibilidade de todos os canais de comunicação estarem interconectados. Assim, quando um cliente passar de um canal para outro – do robô para o atendente humano –, não precisa dizer as mesmas informações, pois o atendimento continua de onde ele parou.
Mas como funciona a estratégia de comércio conversacional?
Hoje, é comum as empresas deixarem disponíveis canais de contato online. O usuário pode ser atendido tanto por uma pessoa como por um robô. Assim, começou uma procura mais enfática pelas empresas de ter um atendente digital disponível. Essa procura não é apenas por chatbots ou videobots, mas também por humanos digitais.
A principal função do atendimento digital é oferecer ajuda antes, durante e depois da compra, indicar produtos de modo personalizado, receber e realizar pagamentos online. Por trazer essas vantagens, é comum as empresas deixarem esse atendimento disponível 24h por dia (24/7), assim a empresa se sente mais segura de que o cliente está recebendo ajuda.
Vantagens de utilizar o sistema Velip para atendimento digital
Com nossa plataforma, você pode melhorar a experiência do cliente e manter contato 24/7 em tempo real. Isso pode aumentar as taxas de conversão, considerando que seu lead está recebendo um atendimento personalizado. A principal vantagem para as empresas é a redução de custos para realizar o atendimento.
Outro aspecto importante é a capacidade de integração com outras plataformas, assim você pode utilizar o chatbot em seu próprio site ou WhatsApp. Nós usamos inteligência artificial para desenvolver o bot, ou seja, as conversas com os leads e clientes são contextualizadas de acordo com a demanda.
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Fonte: Foto 156817304 | Conversacional © Jakub Jirsak | Dreamstime.com