A interação com humanos digitais por meio das 4 dimensões de tons de voz

A interação com humanos digitais por meio das 4 dimensões de tons de voz

Saiba como a Velip pode te ajudar a usar os 4 tons de voz em seus humanos digitais

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

Lembram-se das dimensões de tons de voz descritas por Moran (2016) que discutimos no texto anterior? Para quem não se lembra, vamos retomar alguns conceitos e aplicá-los ao processo de construção de bots virtuais e humanos digitais. Existem, pelo menos, quatro dimensões gerais de tons de voz nas comunicações digitais, a saber: 

 

  • Engraçado x sério (Funny vs. serious)
  • Formal x casual (Formal vs. casual)
  • Respeitoso x irreverente (Respectful vs. irreverent)
  • Entusiasmado x direto ao ponto (Enthusiastic vs. matter-of-fact)

 

Esses modos de interagir antes eram usados para compreender, principalmente, as interações entre sites e usuários, mas hoje também se estendem ao uso de chatbots e mesmo videobots ou até humanos digitais. 

Como Moran (2016) comenta, o uso desses tons influencia o modo como os usuários enxergam a empresa, isto é, qual impressão a marca apresenta ao mundo. Dentre as impressões, a autora destaca: simpatia, confiabilidade e desejabilidade. Segundo a pesquisadora, a confiabilidade é o principal atributo que leva uma empresa a ser recomendada pelos seus serviços e produtos. 

Atualmente, os humanos digitais e chatbots influenciam a presença digital de uma empresa, sendo eles um recurso que oferece um rosto e um tipo de comunicação própria que poderá destacar determinado negócio no mercado. 

 

Tipos de negócio – o Velip Engage atende todos!

 

Por exemplo, um hospital deve apresentar um tipo de comunicação, enquanto uma empresa de tecnologia deve apresentar outro. Na Velip, buscamos adotar um tom respeitoso, um pouco mais casual (apesar de manter a formalidade) e sério. 

Além dessas características, também buscamos atributos mais específicos, como um ar mais técnico, didático e tradicional, até para transmitir a experiência da empresa no mercado (quase 20 anos). Claro, dependendo do serviço, o tipo de interação se modifica. O  Velip Engage, por exemplo, tem uma comunicação mais entusiasmada e até mais inovadora, por representar o serviço de construção de humanos digitais, algo novo no mercado. 

O tom ideal para a empresa vai depender, como Moran (2016) menciona, dos usuários, do conteúdo das mensagens (assim como seu objetivo) e da marca. A partir disso, os desenvolvedores do negócio podem se organizar para criar representatividade e impacto para sua empresa. 

A Velip se preocupa com todos esses aspectos no processo de desenvolvimento do humano digital, inclusive com a voz e o movimento do corpo digital. Nós temos tecnologia e uma equipe preparada para lidar com os diversos aspectos da comunicação virtual humanizada. 

Com apoio do storytelling, recursos de cinema e mídias sintéticas, podemos desenvolver um humano digital para sua empresa e torná-lo seu influencer, atendente/consultor ou mesmo uma celebridade digital, semelhante ao que já conhecemos como a Lu do magalu e a Nat (Natura).

Traga sua empresa para o universo virtual com a Velip!

 

Referência da imagem da capa

 

Fonte: Foto 135048792 © Mrmrsmarcha | Dreamstime.com

 

Referências

 

MORAN, Kate. The Four Dimensions of Tone of Voice. Norman Nielsen Group NN/g, 17 jul. 2016. Disponível neste link. Acesso em: 2 ago. 2023. 

MORAN, Kate. The Impact of Tone of Voice on Users’ Brand Perception. Norman Nielsen Group NN/g, 7 ago. 2016. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/tone-voice-users/. Acesso em: 14 ago. 2023.