Possibilidades da inteligência artificial na educação

O lançamento da inteligência artificial generativa em novembro de 2022, com o ChatGPT, gerou diversas discussões de como a ferramenta pode contribuir para a educação.

Fonte: imagem produzida pelo Dall-e com prompts do redator. 

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

O lançamento da inteligência artificial generativa em novembro de 2022, com o ChatGPT, gerou diversas discussões de como a ferramenta pode contribuir para a educação. 

A faculdade FIA (2023) explica que os alunos brasileiros adotaram o uso do chatGPT em larga escala, e que a maioria dos estudantes já usa a ferramenta para ajudá-los nas mais diversas tarefas. 

Vale ressaltar que os professores também estão usando esse recurso, pois ele é muito útil para estruturar a informação e oferecer um modelo de como variados tipos de documentos devem ser organizados. 

Ou seja, as diversas ferramentas de IA generativa (ChatGPT, Gemini, Gamma, entre outros) podem facilitar a organização, estruturação e criação da informação e de documentos educacionais, o que pode ser uma mão na roda para docentes e discentes.

 

O propósito da IA generativa na educação

 

A FIA destaca que uma das principais finalidades da IA generativa na educação é “facilitar os processos pedagógicos”, sendo a ferramenta um potencial otimizador de tempo e recurso dos professores e alunos. 

Ao ressaltar o uso da ferramenta pelos alunos, a instituição comenta que uma das possibilidades da IA é o papel de orientação e tutoria que a IA pode oferecer, pois eles podem estudar com um recurso que oferece resolução de dúvidas, revisão, e sistematização da tarefa em segundos.

 

Campos de implementação da IA generativa na educação

 

Para além da organização e revisão de conteúdos, a Faculdade FIA (2023) cita outras possibilidades, como:

 

  • Criação e ampliação do Metaverso: o Metaverso é um ambiente digital que pode ser potencializado por meio da IA. Com ele, os alunos podem imergir em um espaço virtual (3D) dedicado à educação, como museus virtuais ou simulações que podem facilitar a aprendizagem para diferentes cursos.
  • Plataformas adaptativas com apoio de IA: muitas plataformas educacionais já implementaram a IA em seu mecanismo de funcionamento para aprimorar a experiência personalizada dos alunos e docentes. Assim, o professor pode analisar as preferências dos alunos para construir atividades direcionadas segundo as tendências de cada turma. 
  • Chatbot interativo: assistentes virtuais de qualidade que podem atender docentes e discentes para solucionar dúvidas. Além disso, são interativos, e podem oferecer uma experiência mais divertida no processo de solução de problemas. Devido a sua praticidade, podem ser implementados em diversas plataformas, como site institucional e WhatsApp.
  • Gamificação: o processo de criação de jogos é interativo e envolvente para os alunos, o que facilita seu engajamento durante os estudos. Seja qual for a etapa de desenvolvimento, os jogos podem estimular a competitividade, a cooperatividade e o raciocínio crítico para a solução de problemas.

 

Além dessas áreas, a IA pode contribuir em contextos mais amplos, como a Educação Infantil. Por exemplo, a criação de aplicativos e jogos é muito importante na infância, momento em que as crianças precisam de atividades dinâmicas. 

A IA pode ajudar em todo o processo de desenvolvimento do jogo: desde a captura da informação até o desenvolvimento do sistema e implementação.

Dentre as diversas potencialidades da IA, ela ajuda a aumentar gradativamente o nível de dificuldade do jogo, o que ajuda o estudante a superar barreiras de forma gradual, essencial para a aprendizagem. 

Outro ponto importante de intervenção é na análise do aprendizado (learning analytics) e o aprendizado de máquina, áreas crescentes na educação na qual a IA coleta, analisa e interpreta os dados do desempenho dos estudantes, com o objetivo de identificar tendências para aprimorar as aulas.

 

A Velip e o incentivo à educação de qualidade

 

Na Velip, entendemos que a inteligência artificial generativa deve ser implementada na educação visando as boas-práticas, isto é, com transparência e clareza. 

A IA é uma tecnologia altamente especializada, que pode trazer diferentes soluções quando bem implementada. Para o campo da educação, nós oferecemos o Velip Student, uma plataforma de comunicação automática. 

Robôs podem ser utilizados para ampliar o engajamento dos estudantes e melhorar a comunicação com a instituição. Você pode usar a ferramenta para enviar lembretes sobre vestibular, matrícula, reativação de alunos, vencimento de boletos e resolução de dúvidas. 

Entre em contato e ajude a construir uma educação de qualidade com o apoio da inteligência artificial.

 

Velip: a inteligência artificial que te conecta com o futuro. 

 

Referências

 

FIA Business School. Inteligência artificial na educação: exemplos, impactos e oportunidades. Blog institucional: Educação, Inovação, Tecnologia, 23 out. 2023. Disponível neste link. Acesso em: 01 jul. 2024.