Automação de atendimento
O voicebot está relacionado a atendimento automático. Há anos convivemos com sistemas automáticos telefônicos que nos pedem para digitar algo até a opção desejada, no entanto, sempre em forma de menus sequenciais.
Com o aumento do uso de aplicativos e redes sociais esse conceito foi utilizado em formato de texto através de chatbots estruturados com sequência pré-estabelecida.
Com o avanço da Inteligência Artificial Cognitiva, sua redução de custo e acessibilidade em nuvem, os chatbots passaram a utilizar recursos de linguagem natural. O usuário pode pedir o que deseja sem passar pelas fases dos menus, tornando o diálogo mais natural, conversacional.
O crescimento dos robôs de atendimento por texto se deu pelo força dos canais de Website, Messenger, Whatsapp e o sms. Outros fatores para o uso de texto foram a banda de internet reduzida e dificuldades técnicas. O texto consome pouca banda e necessita de poucos recursos de um PC ou Smartphone. O Whatsapp cresceu em voz anos depois do seu lançamento, quando a Internet e a capacidade dos dispositivos já tinham evoluído.
Assistentes virtuais por voz
Hoje, com a internet de alta velocidade, fibra, WiFi, 5G , planos de operadoras mais acessíveis e celulares com processadores poderosos, o uso da voz, imagens e vídeos ficou viável e as empresas perceberam que a voz é uma interface mais rápida e natural para muitas situações. Falamos aproximadamente 3x mais rápido do que escrevemos e equipamentos (Internet das Coisas – IoT) podem ser acessados pela voz sem necessidade de telas ou teclados.
A Amazon lançou a Alexa, enquanto o Google o Google Home. Esses assistentes virtuais são caixas de som que interagem por voz. Possuem um potencial enorme de aplicações. O grande crescimento desses dispositivos nos EUA está mostrando a força da voz e muitas empresas estão investindo para atender seus clientes por essa via de comunicação.
O Google também usa a voz em celulares Android através do Assistente do Google. Empresas de call center também estão substituindo as URAs estruturadas por agentes virtuais conversacionais devido à redução do custo e aumento significativo da qualidade dessa tecnologia.
Voicebot ou voice bot
Voicebot é uma designação para assistente virtual com Inteligência Artificial que utiliza a voz como meio de interação. Também é conhecido como URA de próxima geração ou URA de linguagem natural, onde URA significa Unidade de Resposta Audível ou, em inglês, IVR – Interactive Voice Response. O Voicebot pode ouvir e falar em uma conversa natural e pode ser acessado por telefone fixo, celular, website, caixa de som inteligente (Alexa, Google Home), assistentes como Siri e Google Assistant entre outros dispositivos que tenham interface de voz.
Criando um voicebot
A Velip, além da plataforma em nuvem para atendimento automático, faz todo o processo de um voicebot, levantando as necessidades do cliente, criando roteiro e fluxos, escolhendo as vozes e imagens, fazendo a programação e integração aos sistemas externos.
São 15 anos de experiência com as mais avançadas tecnologias e profissionais especializados em sistemas cognitivos. Realizamos mais de 900 milhões de contatos e 250 milhões de conversas e nossa prática permitiu criar soluções unificadas para comunicação automática em múltiplos canais.
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