Fonte: imagem produzida pelo Microsoft Designer, com prompts do redator.
Redator: Heitor Augusto Colli Trebien
As notificações são muito importantes, são uma das nossas formas de nos comunicar de maneira digital com um sistema, empresa, ou mesmo algum evento.
Sabemos que, infelizmente, muitos usuários estão se sentindo exaustos com elas, devido ao seu excesso. No entanto, elas são necessárias para tomarmos uma ação na hora certa.
Situações em que as notificações são úteis
- Avisos em eventos estudantis, como seminários, congressos ou aulões, entre outros.
- Notificar lives em geral, seja qual for o ramo da empresa.
- Atualizações de cobrança.
- Comunicação entre cliente e entregador, como saber se o produto saiu para entrega, se está a caminho e se foi entregue no lugar correto ou não.
- Lembrete para tomar a medicação na hora certa.
- Publicidade, desde que o cliente aceite esse tipo de comunicação.
- Segurança, como acesso a conta ou mudança de senha.
- Informações sobre uma nova atualização do sistema.
- Situações de urgência e emergência.
Nota-se como existem vários contextos de uso das notificações, e observamos que cada uma delas tem um propósito específico para cada contexto.
Isso torna o relacionamento entre empresa e usuário mais saudável e amistoso, pois o aviso tem a função de informar, e não sobrecarregar.
O propósito das notificações
O principal objetivo das notificações, segundo Hall (2018), é atender o consumidor sem que ele precise prestar atenção no sistema o tempo todo.
Quando o inverso disso ocorre e ficamos o tempo todo recebendo mensagens sobre o sistema quando não queremos, começa uma relação de excesso, que exaure o usuário. Essa relação pode ser altamente prejudicial para a empresa, pois irá afastar a pessoa, e não aproximá-la do produto ou serviço.
O ideal é notificar o sujeito para que ele possa tomar uma decisão ou realizar uma ação no tempo certo, e o tempo certo costuma ser o tempo do cliente, e não da empresa. Salvo alguns casos de necessidade, como lembrar do horário correto do uso das medicações, por exemplo.
Quais serviços de notificação, lembrete e avisos a Velip oferece?
A Velip oferece um sistema de comunicação automática para todas as situações citadas. Entendemos que cada empresa tem o seu horário, assim adaptamos a plataforma para que você possa programar as notificações para o momento certo.
Oferecemos diversos usos, como:
- Velip Student: comunicação entre instituição de ensino e estudantes/professores.
- Velip Research: pesquisas digitais, como eleitorais e de satisfação.
- Velip Engage: avatares digitais para engajamento com a empresa.
- Velip Marketing: publicidade e divulgação da marca.
- Velip Connect: conexão entre empresa, funcionário (entregador ou motorista) e cliente.
- Velip Reminder: lembretes para aumentar o engajamento de suas lives.
- Velip Recovery: avisos de cobrança.
- Velip Techs: comunicação automática com o cliente, como alertas e ativação de conta.
Para testar nossos produtos, converse com a VelMix em diferentes canais, como WhatsApp, torpedo de voz ou webvoice, e entre em contato para fazermos uma parceria!
Velip, ecoando sua voz por novos caminhos
Referências
HALL, Erika. Conversational Design. New York: A Book Apart, 2018.