A importância do design conversacional para o conforto do cliente

A importância do design conversacional para o conforto do cliente

Fonte: imagem produzida pelo Dall-e com prompts do redator.  

 

Um design conversacional de qualidade permite que o cliente compreenda o propósito da empresa por meio de seu site

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

Começaremos este artigo com uma frase de Walter Ong, escrita na obra Orality and Literacy (Oralidade e letramento) e retomada por Erika Hall para iniciar seu livro Conversational Design:

 

“Todos nós já ouvimos dizer que uma imagem vale mais que mil palavras. No entanto, se essa afirmação é verdadeira, por que ela tem que ser ser um ditado?” (Ong apud Hall, p. 1, 2018).

 

Essa frase provoca uma reflexão: precisamos da palavra para entendermos uma imagem e transformá-la em uma narrativa. A palavra parece ter a capacidade de enredar as experiências visuais para torná-las, em muitos casos, mais inteligíveis às pessoas.

A tecnologização do homem exige uma integração de diferentes formas de comunicação, como escrita, fala, imagem e vídeo para as pessoas poderem aproveitar ao máximo o que a tecnologia tem a oferecer. 

Nossa comunicação hoje é mediada, isto é, utilizamos com significativa frequência o meio digital para dizer quem somos e o que queremos. Sendo assim, os sites e blogs se tornaram parte de nossa persona digital, parte de quem somos e o que queremos ser.

 

A popularização dos websites

 

Com o advento do World Wide Web (WWW), isto é, a rede mundial de computadores, tornou-se comum nos comunicarmos por meio de sites para compartilhar a informação. 

Muitos deles, atualmente, são usados para mostrar a cara de uma empresa, enquanto outros usam para fins pessoais. Mas a informação compartilhada envolve a comunicação entre imagem e escrita para contextualizar o usuário da proposta de cada um. 

Hall (2018) destaca como o design conversacional é importante para reter a atenção do cliente e facilitar a sua jornada em conhecer a empresa, seus produtos e serviços, para futuramente aproveitar essas soluções ofertadas. 

 

A importância da escrita

 

Na obra Conversational Design (2018), ao longo da introdução, a autora destaca como algumas palavras podem melhorar a relação dos usuários com uma marca. A imagem, claro, é essencial para a atratividade, mas é necessário estabelecer um vínculo entre imagem e letra para direcionar o leitor/espectador a um objetivo. 

Pequenas sentenças podem facilitar as ações que as pessoas precisam tomar, o que pode ajudar muito uma empresa a conquistar e até a fidelizar o cliente. 

 

A moda das mensagens de texto

 

Com o serviço de mensagens curtas e o WhatsApp (lançado em 2009), tornou-se muito fácil a troca de mensagens instantâneas e automáticas, sendo mais rápidas do que email ou outra forma de comunicação. 

Na atualidade (2024), precisamos de uma interação rápida que esteja na palma de nossas mãos. Não apenas isso, queremos que ela seja instantânea, seja qual for o horário. 

Essa é uma demanda complexa que trouxe muitos desafios. Uma das propostas de solução foram os chatbots e voicebots conversacionais – tecnologias que conversam com a gente por meio de linguagem natural. 

Os robôs podem conversar conosco a qualquer hora do dia, o que ajuda em muitos casos a respeitar o espaço e a intimidade dos funcionários, principalmente quando pensamos em empresas que precisam se manter conectadas com os clientes 24/7.  

 

A Velip e os nossos sistemas conversacionais humanizados

 

Na Velip, para atender a essa demanda intensa do mercado conversacional, desenvolvemos diferentes tipos de sistemas conversacionais interativos para solucionar diferentes demandas.

Temos os torpedos de voz, serviço em nuvem para envio de mensagens de voz por telefone. Com ele você pode alcançar milhares de leads e clientes em instantes, com o uso de sua própria voz ou de uma criada artificialmente. 

Oferecemos também o SMS Max, uma plataforma de envio de mensagens automatizadas para diversas finalidades, como: notificações, alertas, marketing, cobranças, e muito mais.

Já os nossos agentes de IA são robôs desenvolvidos com mais de um sistema de inteligência artificial para engajar e manter conversas com os usuários. As interações podem ser simples ou complexas, dependendo da necessidade da empresa. Ou seja, desenvolvemos sistemas conversacionais de IA personalizados segundo a sua demanda.

Não podemos esquecer do WhatsApp center, plataforma integrada ao WhatsApp, o que permite que todas essas interações sejam feitas também pelo principal canal de comunicação da atualidade. 

Todos os nossos produtos são integrados, o que significa que sua empresa terá à disposição uma variedade de recursos comunicacionais para compartilhar a voz do seu negócio. Você pode usar URAS, atendentes ou influenciadores digitais automáticos para mostrar realmente quem é a sua empresa para o mundo.

Para saber mais, entre em contato e faça sua voz ser ouvida! 

 

Velip, ecoando sua voz por novos caminhos

 

Referência

 

HALL, Erika. Conversational Design. New York: A Book Apart, 2018.