Sistema de IA será utilizado para proteger atletas de abuso online nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de Paris, 2024

Segundo o Comitê Olímpico Internacional (2024), um serviço de monitoramento por IA será disponibilizado durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Paris para proteger atletas e funcionários de postagens abusivas na internet.

Fonte: imagem produzida pelo Dall-e com prompts do redator.

 

O Comitê Olímpico Internacional (International Olympic CommitteeIOC) irá implementar um sistema de inteligência artificial para monitorar postagens direcionadas aos atletas e funcionários das Olimpíadas

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

Sistema de IA monitora como as redes descrevem jogadores e funcionários das Olimpíadas.
Fonte: imagem produzida pelo Designer com prompts do redator.

 

Segundo o Comitê Olímpico Internacional (2024), um serviço de monitoramento por IA será disponibilizado durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Paris para proteger atletas e funcionários de postagens abusivas na internet. 

A proposta é criar um espaço seguro para os o pessoal especializado das olimpíadas e evitar o excesso de informações tóxicas que podem afetar o desempenho e o estado mental dos atletas e funcionários. 

O sistema irá monitorar, em tempo real, milhares de contas nas principais mídias sociais em mais de 35 línguas. As ameaças aos esportistas e funcionários, quando identificados, serão barradas antes que as pessoas possam vê-las. 

O presidente da IOC, Thomas Bach, destaca: 

 

“Os atletas são o coração de tudo que fazemos na IOC.”

 

Ele ainda ressalta, ao anunciar o projeto: 

 

“Sei que os atletas têm uma perspectiva única e valiosa sobre como os Jogos devem ser organizados e sobre as questões que os afetam durante a competição. Portanto, estou muito satisfeito com o fato de a Comissão de Atletas e a Comissão Médica e Científica estarem respondendo a esse feedback por meio de iniciativas como o sistema de IA para proteger os atletas em Paris 2024 contra abusos on-line.”

 

IA em defesa dos atletas e funcionários das Olimpíadas e Paraolimpíadas.
Fonte: imagem produzida pelo Designer com prompts do redator.

 

O bem-estar dos atletas no esporte

 

O sistema, além de proteger os esportistas e priorizar seu bem-estar, será utilizado pela IOC para compreender melhor quais são os desafios que eles enfrentam em relação ao abuso online. Assim, a proteção em eventos futuros será cada vez melhor. 

Kirsty Burrows, chefe da Unidade de Esporte Seguro (Safe Sport Unit) da IOC, destaca como esporte e mídia estão relacionados, sendo o abuso online um dos principais desafios enfrentados pela sociedade: 

 

“O esporte e as mídias sociais estão intrinsecamente ligados. Em Paris 2024, esperamos cerca de meio bilhão de publicações nas mídias sociais.”

 

Com uma estimativa tão grande de postagens, é necessário que a segurança online seja uma prioridade. Como Borrows ressalta, muitos atletas constroem um perfil online para engajar com o público. Isso é fantástico, pois oferece oportunidades de reconhecimento que fazem parte da profissão do atletismo. 

É essencial considerar um ambiente digital seguro para os esportistas poderem exercer seu papel sem serem agredidos. Com essa implementação de um sistema de segurança de IA, as perspectivas para uma mudança positiva em larga escala são boas. 

 

A dedicação para a saúde mental nos esportes

 

Durante os Jogos de Paris 2024, será providenciada uma equipe de apoio focada em saúde mental para todos os participantes por um período de 4 anos. O serviço Athlete365 Mind Zone, o primeiro do gênero nos jogos, disponibilizará um espaço para os atletas se prepararem mentalmente, além de criar um lugar seguro para conversas honestas com uma equipe treinada em saúde mental e proteção. 

A responsabilidade para um esporte saudável é de todos. Claro, as empresas precisam se preocupar com os esportistas e funcionários e criar estratégias de segurança. No entanto, o respeito é uma prática coletiva que deve ser exercitada. Vamos trabalhar por um jogo agradável e divertido, para unir as pessoas pelo propósito de um entretenimento saudável e ético. 

 

Referência

 

INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE. AI system to protect athletes from online abuse during Paris 2024. Disponível neste link. Acesso em 20 jun. 2024.