Trabalhos que podem focar na inteligência artificial

Trabalhos que podem focar na inteligência artificial

Muitas profissões estão surgindo e outras estão se transformando graças à inteligência artificial

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

A inteligência artificial está modificando os trabalhos da atualidade. Em uma pesquisa realizada pela Hubspot (2023), o AI Trends for Marketers: How AI is Changing Marketing and Driving Rapid Business Growth (Tendências de IA para profissionais de marketing: Como a IA está mudando o marketing e impulsionando o rápido crescimento dos negócios), descobriu-se que mais da metade dos líderes de negócios (62%) investem em inteligência artificial e ferramentas de automação para seus funcionários. 

Dentre as atividades realizadas com apoio de IA, tem-se criação de conteúdo (48%), analisar e produzir relatórios de dados (45%), aprender a como fazer as atividades exigidas (45%) e conduzir pesquisas (32%). Os que ocupavam cargos de diretor e acima (68%) ainda afirmaram que, com o investimento em IA, esperavam um crescimento sem precedentes da sua empresa. 

Erica Santiago (2023), redatora da Hubspot, destacou algumas profissões que irão funcionar com a ajuda da IA. Dentre elas, temos:

 

Treinadores/Instrutores de IA

 

Os Treinadores / Instrutores de IA são pessoas especificamente contratadas para treinar a tecnologia a responder e agir da melhor maneira possível. Toda máquina precisa ser treinada com dados para funcionar de modo adequado, sendo assim, serão necessárias cada vez mais pessoas capacitadas para aperfeiçoar o funcionamento da tecnologia.

 

Redatores experientes em IA 

 

Também serão necessários escritores com expertise em IA, pois agora precisarão considerar o modo como as IA gerativas funcionam para organizar os projetos e textos. Ao agregar o trabalho da IA, os textos são produzidos mais rapidamente, simplificando o processo e trazendo resultados mais rápidos. 

O conteúdo é produzido com a ajuda de prompts, que são comandos adequados e transcritos à máquina. Ou seja, aqueles que se sentem à vontade utilizando a ferramenta terão vantagens, considerando que as vagas do futuro irão envolver o domínio das ferramentas digitais com IA, como o chatGPT, por exemplo. 

 

Profissionais de comércio e publicidade digital que conheçam a IA 

 

Muitas vagas atuais procuram comerciantes e publicitários que saibam trabalhar com as diferentes mídias digitais sociais e com a automação da publicidade de forma agressiva para atingir o máximo de clientes possíveis. 

A IA generativa tornou-se essencial para relatar e analisar dados, assim a competitividade da empresa irá depender de quanto os profissionais sabem utilizar o comércio digital a seu favor. 

 

Estamos nos tornando obsoletos?

 

A resposta é não. Realmente, a IA e a tecnologia estão chegando com muita força no mercado de trabalho, no entanto, não significa que o seu trabalho não será mais útil. Significa que, além dos conhecimentos que já possui, irá precisar expandir suas habilidades, competências e conhecimentos para permitir que sua empresa prospere no mundo digital. 

Algumas empresas estão lançando cursos, sejam pagos ou gratuitos, para preparar o público a essas inovações. Uma delas é o linkedin, que lançou cursos como:

 

 

A Google, por sua vez, lançou o Curso intensivo de Machine Learning. Existem também aplicativos que ajudam nesse processo, como o app Programação, da Dunhae. 

O mundo se encaminha cada vez mais rapidamente para uma digitalização significativa das nossas vidas. Devemos nos preparar da melhor forma possível para acompanhar esse movimento. 

 

Referência da imagem da capa

 

Fonte: Foto 154742015 © Pop Nukoonrat | Dreamstime.com

 

Referência

 

SANTIAGO, Erica. New Marketing Jobs That Could Focus on AI [Data + Examples]. Hubspot, 30 mai. 2023, atualizado em 19 set. 2023. Disponível em: https://shorturl.at/auK28. Acesso em 18 out. 2023.