Screenlife no cinema: como a tecnologia está redefinindo a narrativa cinematográfica

Screenlife no cinema

A tecnologia atualizou algumas estratégias narrativas de se fazer cinema e a IA é o grande destaque do século

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

O cinema enquanto prática artística surgiu aliado à tecnologia. Em 1895, os irmãos Lumière projetaram um filme chamado Sortie de L’usine Lumière à Lyon, em tradução livre: Empregados deixando a Fábrica Lumière. 

Como a Academia Internacional de Cinema (AIC) aponta, o cinema só pode ser produzido com a invenção da fotografia, tecnologia que demorou séculos para ser inventada. Dentre as tecnologias que influenciaram o surgimento do cinema, temos: 

 

  1. A câmera escura, desenvolvida por Leonardo Da Vinci, que, por meio de uma caixa e uma lente de vidro, projetava luzes em uma superfície;
  2. A lanterna mágica, criada por Athanasius Kirchner, que consistia em uma caixa que projetava pinturas em vidros;
  3. O praxinoscópio, inventado por Charles Émile Reynaud, é uma ferramenta em formato circular com imagens impressas. Ao rodá-la, tinha-se o efeito de movimento das imagens. Com o tempo, criou uma versão maior para um público maior, surgindo o teatro ótico;
  4. O cinetoscópio foi desenvolvido por Thomas Edison e era uma máquina que podia rodar películas de celulose que armazenavam imagens;
  5. O cinematógrafo foi inspirado em todas as invenções anteriores e foi desenvolvido por Louis e Auguste Lumière. Com essa nova máquina, podia-se gravar, copiar e projetar as ilustrações em movimento. Sendo assim, os irmãos pavimentaram o caminho do cinema para a atualidade.

 

Ciência, tecnologia e arte

 

Como pudemos ver, as ciências como a física não são separadas da arte, sendo que uma reconstrói e ressignifica a outra. Hoje não é diferente – a ciência da computação também está influenciando os modos de produzir cinema e arte. 

Com a criação dos computadores, uma nova estratégia se desenvolveu: o screenlife, em tradução livre, vida na tela. Essa técnica foi inspirada em uma anterior, a found footage (filmagens encontradas), que consistia em as personagens encontrarem filmagens antigas e rodá-las para saber o que aconteceu na vida de outras personagens. 

A estratégia era muito comum nos filmes de terror, e com os computadores, muitos filmes passaram a transmitir a narrativa por meio de suas telas. Por exemplo, ao invés de termos videocassetes rodando em uma televisão, vemos os personagens em encontros gravados pela webcam do computador. 

 

Sugestões de filmes

 

A Olhar Digital trouxe algumas sugestões de filmes com essas estratégias: 

 

  • Found footage: A Bruxa de Blair (1991), Noroi (2005) Atividade Paranormal (2007) e Rec (2007) trouxeram a tendência dessa estratégia para o século XXI. Para os amantes do cinema, existe ainda o filme do italiano Ruggero Deodato – Holocausto Canibal de 1980, considerado pela crítica como o pioneiro na utilização desse recurso. 
  • Screenlife: Amizade desfeita (2014), Amizade desfeita 2 (2018), Buscando (2018), Profile (2018). Em 2002, o filme The Collingswood Story foi considerado pioneiro na estratégia de screenlife, na qual as personagens conversam por meio de uma webcam ao longo do filme. 

 

Velip – a arte do cinema na palma da sua mão

 

O que uma empresa de comunicação automática tem a ver com cinema? Com o nosso serviço – Velip Engage, produzimos avatares digitais comunicativos, verdadeiros personagens virtuais que se comunicam através de inteligência artificial. 

Eles podem ser usados nos mais diversos contextos: como influenciadores e consultores de uma marca, como celebridades digitais e até mesmo atendentes empresariais. 

A tecnologia por trás dessas ferramentas também envolve CGI (computer generated image – imagem gerada por computador), dublagem, animação, roteirização e tudo isso aliado à IA e à programação. 

Com um celular em mãos, o usuário pode interagir com o personagem ideal, personalizado aos objetivos da empresa. Para conhecer mais, acesse nosso site: https://velip.com.br/engage/ e acompanhe essa inovação! 

 

Velip, ecoando sua voz por novos caminhos.

 

Referência da imagem da capa

 

Fonte: imagem gerada por inteligência artificial com prompts do redator. Recursos utilizados: chatGPT e Dall-e  

 

Referências 

 

ACADEMIA INTERNACIONAL de Cinema. História do cinema: confira este guia e se destaque!. Website AIC, 25 ago. 2020. Disponível em: https://www.aicinema.com.br/historia-do-cinema-confira-este-guia-e-se-destaque/#:~:text=E%20o%20in%C3%ADcio%20do%20cinema,em%20um%20caf%C3%A9%20em%20Paris. Acesso em: 30 nov. 2023. 

 

COSTA, Kelvin. O que são filmes Screenlife?. Olhardigital.com.br, 29 nov. 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/11/29/cinema-e-streaming/o-que-sao-filmes-screenlife/?fbclid=PAAaZuCPMcMDKIu8tYxbt8BMvcjNNPMpkW8R_2lPpu8QIbo-HkBM-f31WlkWo. Acesso em: 30 nov. 2023. 

 

COSTA, Kelvin. Found footage: conheça esse subgênero de filmes de terror. Olhardigital.com.br, 27 nov. 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/11/27/cinema-e-streaming/found-footage-o-que-e-e-quais-caracteristicas-desse-subgenero-de-filmes-de-terror/. Acesso em: 30 nov. 2023.