Protocolo de contexto modelo: um código aberto para a IA

A evolução da IA generativa impulsionou um novo modo de comunicação, sendo agora necessária nos mais variados âmbitos da comunicação automática.

Fonte: imagem criada pelo chatGPT com prompts do redator.

 

A evolução da IA generativa impulsionou um novo modo de comunicação, sendo agora necessária nos mais variados âmbitos da comunicação automática.  

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

Pensando nessa evolução que a IA generativa conseguiu proporcionar para o dia a dia das pessoas, é natural considerar que ela precisará ser utilizada em diversos contextos, principalmente nos relacionados à comunicação automatizada. 

Para conseguirmos implementar a IA generativa em um sistema de ligação ou chatbot, por exemplo, precisamos integrá-la à nossa base. Foi assim que o MCP (Model Context Protocol) ou o protocolo de contexto modelo surgiu. 

O MCP consiste em um modelo padronizado de código aberto, que possibilita que sistemas de IA sejam integrados a aplicações externas. Ou seja, agora você pode integrar seu sistema de comunicação, mensageria ou telefonia automatizado ao chatGPT, Gemini, Claude entre outros. 

 

O que a IA generativa pode fazer? 

 

Segundo o manual do GitHub, a IA pode se conectar a sua base de dados, processando arquivos locais, bancos de dados, ferramentas (como calculadoras e mecanismos de busca), e até fluxos de trabalho. 

Com isso, as respostas podem ficar mais personalizadas e precisas, adequando-se ao contexto e propósito da comunicação estabelecida entre empresa e cliente. 

Por exemplo, um sistema de ligação automática de cobrança integrado à IA generativa irá responder apenas às perguntas relacionadas ao contexto de negociação de dívidas. 

Isso evita que a IA extrapole a finalidade da conversa: que os clientes negociem as dívidas que sobraram. 

 

Vantagens da integração MCP

 

Os benefícios do protocolo de contexto modelo são: 

 

  • Variabilidade das respostas, comum nas interações humanas.
  • Fluxos de comunicação mais fluidos, considerando o potencial de adaptabilidade da ferramenta. 
  • Precisão nas respostas, ao integrar uma base de dados própria com um ou mais sistemas de IA generativa. 
  • Assistentes mais personalizados, pois os agentes de IA podem acessar diversas ferramentas, como calendário e anotações, atuando como um assistente de fato (GitHub). 
  • Chatbots corporativos podem se conectar a vários bancos de dados dentro de uma organização, permitindo que os usuários analisem informações complexas apenas conversando com a IA (GitHub).

 

Contextos de uso do MCP com a Velip

 

Na Velip, oferecemos Torpedos de Voz, SMS Max, Agentes de IA e WhatsApp Center. Assim, sua empresa pode realizar ligações automatizadas, disparar mensagens em massa, conversar com os clientes via WhatsApp e integrar todos esses serviços a um bot integrado à inteligência artificial generativa. 

Focamos em três IAs generativas, Google Gemini, OpenAI (ChatGPT) e DeepSeek, e podemos integrá-las à sua base de dados para ampliar e melhorar a comunicação do seu sistema de comunicação. 

Você pode usar voicebot, chatbot e videobot em canais de telefonia, WhatsApp ou mesmo website, para garantir que a voz da sua empresa seja ouvida com mais qualidade.

 

Velip: a inteligência artificial que te conecta com o futuro

 

Referência

 

Model Context Protocol. Disponível em: https://modelcontextprotocol.io/docs/getting-started/intro