Origem Verificada e Velip: ligações que engajam

A Origem Verificada e a Velip: um jeito prático de engajar seus clientes com ligações transparentes

Fonte: imagem produzida pelo Flow com prompts do redator e imagens da Velip.

 

A Origem Verificada é um serviço da ABR Telecom para garantir que as chamadas sejam autenticadas e identificadas pelos clientes 

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien 

 

Com o excesso de ligações, muitas pessoas perderam a relação de confiança com esse canal de comunicação. Para resgatá-la, a ABR Telecom, por meio da Autoridade de Identificação e Autenticação (AIA), criou o serviço de origem verificada. 

O propósito do serviço é autenticar o chamador, tornando-o oficial, e identificar a chamada, apresentando os dados da empresa e o motivo da ligação. Assim, o cliente sabe, por exemplo, que não é um golpe e que pode confiar naquela chamada.

Segue, abaixo, um exemplo de como acontece a autenticação e identificação da chamada: 

 

Autenticação e identificação de chamada
Imagem produzida pela Velip

 

Como essa tecnologia funciona? 

 

Para realizar esse processamento de dados, os programadores utilizam os protocolos STIR/SHAKEN:

 

  1. STIR: refere-se à identidade telefônica segura revisitada, do inglês Secure Telephone Identity Revisited, um protocolo que permite confirmar a autenticidade da empresa.
  2. SHAKEN: indica o tratamento de informações declaradas com base em assinaturas usando tokens, do inglês Signature-based Handling of Asserted Information using tokens. Possibilita padronizar o STIR, para que as empresas possam utilizá-lo a partir de uma mesma base.

 

Existe ainda a RCD, isto é as chamadas enriquecidas (Rich Call Data), que permite a apresentação dos dados de modo similar ao apresentado na imagem acima.

 

Normas da Anatel

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio da Resolução nº 777, de 28 de maio de 2025, torna obrigatória a adoção do serviço de origem verificada, para diminuir os golpes de ID Spoofing (ligações fraudulentas) e melhorar o relacionamento entre empresas e clientes. 

 

Como a Velip se encontra neste contexto?

 

Estamos alinhados com a Anatel e com a ABR Telecom para poder te ajudar no processo de adoção do serviço de Origem Verificada. Para usar esse protocolo em ligações, não basta se cadastrar no site: é preciso vincular o cadastro a um prestador, como a Velip, que fará as configurações técnicas para liberar o serviço.

Entre em contato conosco para garantir que suas ligações estejam alinhadas com as novas normas. Estamos preparados para te atender e implementar esse novo recurso, que irá melhorar o relacionamento com o cliente além de aumentar o número de atendimentos telefônicos. 

 

Velip, ecoando sua voz por novos caminhos

 

Referências 

 

AGÊNCIA Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Autenticação e Identificação de Chamadas. Portal Gov.br, 27 ago. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/acompanhamento-e-controle/autenticacao-e-identificacao-de-chamadas 

ORIGEM Verificada. Como funciona. Disponível em: https://origemverificada.com.br/how-it-works. Acesso em 11 nov. 2025.  

VELIP. Credenciamento “Origem Verificada” (Stir Shaken). Org. Herbert Souza. Manual personalizado da Velip para mostrar o passo a passo de como fazer o credenciamento da empresa no portal Origem Verificada.

VELIP. Velip disponibiliza STIR/SHAKEN para seus clientes. Redator Heitor Trebien, 20 mai. 2024. Disponível em: https://velip.com.br/blog/velip-disponibiliza-stir-shaken-para-seus-clientes/