Fonte: imagem produzida pelo Microsoft Designer com prompts do redator.
Redator: Heitor Augusto Colli Trebien
Para entendermos a noção de interface, precisamos compreender os conceitos de sistema e interação. Hall (2018) nos oferece uma conceituação para as ideias de sistema, interface e interação no contexto do design conversacional:
- Um sistema é um conjunto de elementos interconectados que influenciam-se mutuamente.
- Uma interface é um limite, um contorno no qual dois sistemas trocam informação.
- Uma interação envolve a ação de compartilhar a informação para os sistemas se influenciarem mutuamente.
Sendo assim, uma interface é um pré-requisito para a interação, assim como um sistema é necessário para a interface. Um depende do outro para ocorrer.
Uma pessoa é um sistema, assim como um computador ou um chatbot/voicebot. A interface é o corpo humano, o teclado e a tela do computador, ou a plataforma que comporta o bot e que permite que a interação aconteça.
Quais são os objetivos da interação?
Segundo Hall (2018), interagimos com o propósito de ganhar algo em troca, extrair um valor. Por exemplo, quando a conversa é entre amigos, o valor é o prazer, quando interagimos com uma cafeteira eletrônica, temos o café como valor a ser recebido. Com o chatbot, o valor é a informação necessária sobre determinado tópico.
A interface é um modo de trocar informações com outro sistema para obter algum valor. Sendo assim, a interface é efetiva quando ajuda as duas partes a receberem o valor que precisam.
Qual é a principal interface?
A principal interface é a conversação, que no mundo digital pode ocorrer por voz, texto, imagens, websites e vídeos. Precisamos de um sistema hoje que integre todos esses componentes em um único lugar digital para compartilhar a informação entre os usuários ou entre usuário e empresa.
A conversação é a interface original da comunicação humana, é a partir dela que desenvolvemos as outras interfaces, pensando nas características de fluidez e facilidade.
Tanto os websites quanto as inteligências artificiais generativas utilizam como base as características da conversa para informar os usuários. Podemos programar um bot para conversar com o cliente com o intuito de apresentar as informações de nossos produtos e serviços e mostrar a nossa empresa ao mundo.
Como a Velip pode te ajudar a interagir no mundo tecnológico digital
Pensando na complexidade das interações entre sistemas, a Velip desenvolveu a plataforma Vox, com capacidade de compartilhar mensagens de voz, texto, vídeo e imagens, seja pelo celular ou computador.
Desenvolvemos agentes de IA integrados a 5 tipos de inteligências artificiais, inclusive as generativas como o chatGPT, o Gemini e o Maritaca AI (Brasileira), além de uma base de dados própria.
Também oferecemos torpedos de voz para ligações automáticas para as mais variadas necessidades, desde pesquisas de satisfação, eleitoral, ou informes de renda e cobranças.
Você também pode conversar pelo nosso WhatsApp center, pelo qual pode realizar múltiplos atendimentos, seja por mensagem ou ligação. Aproveite também o SMS Max, que consiste no disparo de mensagens para múltiplos usuários em instantes.
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Velip, ecoando sua voz por novos caminhos
Referência
HALL, Erika. Conversational Design. New York: A Book Apart, 2018.