O novo recurso chamado “Canal” no WhatsApp

O novo recurso chamado “Canal” no WhatsApp

Veja como o Canal do WhatsApp pode alavancar a comunicação da sua empresa

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

No dia 13 de setembro, o WhatsApp lançou uma inovação, os “Canais”. Com esse recurso, localizado na aba “Atualizações”, o usuário pode receber mensagens de atualização da empresa. Ele pode seguir o canal e ver as últimas novidades postadas. 

Vale ressaltar que apenas as empresas podem enviar as mensagens, então é como se o usuário seguisse um canal de notícias no whatsapp para saber o que está acontecendo. 

 

Formas de interação

 

A principal forma de interação que o usuário tem é por emojis, o que pode dar insights para as empresas de que tipo de conteúdo os usuários mais se identificam. Os usuários conseguem ver se teve reações, mas não podem ver quem mandou ou o número de quem mandou, para evitar conversas externas e manter o sigilo. 

Pode-se ver, também, quais foram os emojis mais usados para reagir a determinada publicação. Isso pode gerar insights de como as pessoas se sentem sobre determinados temas. 

Um mesmo usuário pode seguir diversos canais com diferentes objetivos, e quem o usuário segue não fica visível às outras pessoas. Vale lembrar que os canais ficam em outra seção, então eles não interferem nas conversas pessoais. 

Outro ponto importante é que as pessoas não precisam ficar preocupadas com o excesso de informações, como nos grupos de whatsapp, pois os “Canais” são silenciados (justamente por ficar na parte de “atualizações” e não em “conversas”). 

Caso o usuário tenha interesse, ele pode liberar as notificações quando quiser, basta clicar no canal escolhido (Netflix, por exemplo) e clicar no sino na parte superior da conversa. Caso não queira mais ver as notificações, é só clicar novamente no sino. 

 

Atualizações na forma de encaminhar mensagens

 

O encaminhamento também teve atualizações. Quando alguém encaminha alguma mensagem para outro amigo, automaticamente terá o link para o canal. Aparecerá embaixo da mensagem as palavras “Acessar canal” na cor azul para o usuário saber de qual canal vem essa informação. 

Um dos principais objetivos da ferramenta é fazer com que as informações sejam compartilhadas, mantendo o nível de privacidade. As informações, segundo a empresa, ficam armazenadas e protegidas.

Vale lembrar que a ferramenta é global e funciona em mais de 150 países, o que poderia ajudar as informações a serem transmitidas para outros lugares além do Brasil. 

O recurso também conta com um diretório aprimorado, isto é, dá sugestões de canais a serem seguidos a partir da região. Também sugere canais novos por números de seguidores, mais ativos e mais procurados. Além disso, tem ferramenta de busca, então a pessoa pode procurar pelo nome do canal, caso queira.

Os “Canais” serão atualizados segundo feedback dos usuários e com o tempo, qualquer pessoa poderá criar um canal. Assim, teremos canais privados e públicos, individuais e empresariais. 

 

Como os canais podem ajudar a sua empresa?

 

A ideia é que cada empresa possa construir um canal se desejar. Terá, assim, à disposição a capacidade de compartilhar as atualizações, tornando a empresa uma influenciadora digital. 

Com o Canal, poderá ser compartilhado as notícias do blog, vídeos e campanhas da empresa, além de conectar o público com outras redes, como o YouTube, por exemplo. Esse passo pode ajudar a aproximar a audiência com a marca. 

Com o sistema da Velip, por exemplo, a empresa poderia agendar os melhores horários de publicação e envio de mensagens, garantindo a comunicação eficaz com os clientes. 

 

Referência da imagem da capa

 

Fonte: Foto 102650287 | App © Petrajz | Dreamstime.com

 

Referências

 

Meio e Mensagem. WhatsApp disponibiliza Canais em 150 países, incluindo Brasil. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia/whatsapp-canais-brasil. Acesso em: 19 set. 2023. 

Uol. Passo a passo: como criar seu próprio canal no WhatsApp. Disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/passo-a-passo-como-criar-seu-proprio-canal-no-whatsapp/. Acesso em: 19 set. 2023.