A CarynAI é a primeira companheira de inteligência artificial (IA) de uma nova startup chamada Forever Voices, permitindo que os usuários conversem com uma versão digital da estrela do Snapchat que mais cresce
Redator e tradutor: Heitor Augusto Colli Trebien
Matéria original: An influencer’s AI clone will be your girlfriend for $1 a minute, de Taylor Lorenz, para o The Washington Post, publicado em 13 de maio de 2023.
LOS ANGELES – Caryn Marjorie, 23 anos, uma influenciadora de mídia social com quase 2 milhões de seguidores no Snapchat, nunca tem tempo para falar com todos os seus fãs. Ela publica fotos e vídeos de si mesma durante todo o dia, e sua base de 98% de fãs homens responde com um fluxo interminável de mensagens e solicitações.
Ela passa cerca de cinco horas por dia em um grupo do Telegram que ela criou e do qual os super fãs pagam para participar, mas ela só pode responder a um número limitado de comentários por vez.
Assim, nesta semana (13 de maio), ela lançou o CarynAI, um chatbot de IA que utiliza a tecnologia da API GPT-4 desenvolvida pela OpenAI e que reproduz sua voz, seus trejeitos e sua personalidade. Por US $1 por minuto, os fãs podem conversar com o CarynAI em uma “experiência imersiva de IA” que é quase como falar com a própria Marjorie. O lançamento da CarynAI foi relatado pela primeira vez pela Fortune.
Considerando a taxa de crescimento do produto, uma vez que ela consiga integrar todos os fãs que manifestaram interesse, ela estima que está no caminho certo para ganhar cerca de 5 milhões de dólares por mês. O produto rendeu mais de US$ 100.000 na primeira semana, disse ela, e há uma lista de espera de milhares de pessoas para obter acesso.
“Esses meus fãs têm uma conexão muito, muito profunda comigo”, disse ela ao The Washington Post.
“Por causa disso, eles acabam me enviando mensagens todos os dias. Comecei a perceber, há cerca de um ano, que não é humanamente possível para mim responder a todas essas mensagens, pois são muitas, e eu me sinto meio mal por não poder oferecer esse tipo de relacionamento individualizado a cada pessoa. Eu gostaria de poder, mas simplesmente não consigo”.
O impacto do lançamento da IA
O lançamento da CarynAI veio em um momento em que a atenção do público para a inteligência artificial tem se concentrado principalmente em como ela pode ser usada para mudar a forma de como os principais mecanismos de pesquisa respondem aos usuários – e de como as limitações do que é conhecido como modelos de linguagem ampla podem resultar em respostas imprecisas, desinformação e outros problemas significativos.
Mas a CarynAI também mostra como os aplicativos de IA podem aumentar a capacidade de uma única pessoa de atingir um público de milhares de um modo que, para os usuários, pode parecer nitidamente pessoal. O impacto pode ser enorme para alguém que esteja formando algo semelhante a um relacionamento pessoal com milhares ou milhões de seguidores on-line. Isso também pode mostrar como essas simulações de conexão humana podem se tornar tênues e fracas.
A CarynAI também é um lembrete de que o sexo e o romance costumam ser a primeira área em que o progresso tecnológico se torna lucrativo. Marjorie reconhece que algumas das trocas de mensagens com a CarynAI se tornam sexualmente explícitas, embora ela diga que não quer que isso se torne o recurso dominante do serviço e não pode dizer quantas foram – o serviço é criptografado de ponta a ponta, o que significa que ela não tem acesso às conversas, a menos que um usuário decida compartilhá-las.
“O motivo pelo qual criei a CarynAI foi porque eu queria curar a solidão de minha base de fãs”, disse ela.
A CarynAI é o primeiro grande lançamento de uma empresa chamada Forever Voices. A empresa já havia criado chatbots de IA realistas que permitem aos usuários conversar com versões replicadas de Steve Jobs, Kanye West, Donald Trump e Taylor Swift. A Forever Voices disse que esses chatbots servem principalmente para promover seus serviços e que ainda não tem parcerias formais com essas celebridades.
A CarynAI é um produto muito mais sofisticado, segundo a empresa, e faz parte da nova iniciativa de companhia de IA da Forever Voices, destinada a oferecer aos usuários uma experiência semelhante à de uma namorada com a qual os fãs possam se relacionar emocionalmente.
Como os projetos de IA começaram
John Meyer, CEO e fundador da Forever Voices, disse que criou a empresa no ano passado, depois de tentar usar a IA para desenvolver maneiras de se reconectar com seu falecido pai, que morreu em 2017. Ele criou um chatbot de voz com IA que reproduzia a voz e a personalidade de seu pai para conversar com ele e achou a experiência incrivelmente restauradora.
“Foi uma experiência extraordinária conversar com ele novamente de uma forma super realista”, disse Meyer.
“Eu trabalhei com tecnologia a vida inteira, sou programador, então foi fácil para mim começar a criar algo assim, especialmente quando as coisas ficaram mais avançadas no espaço da IA.”
A empresa de Meyer tem cerca de 10 funcionários. Um cargo que Meyer espera preencher em breve é o de diretor de ética.
“Existem muitas maneiras de fazer isso errado”, disse ele.
“Temos vários mecanismos de proteção para evitar casos de uso prejudicial.”
“Eu me considero um futurista de coração e, quando olho para o futuro, acredito que este é o começo de um futuro muito diversificado, que consiste em IA para companheirismo humano”, disse ele.
Uma das medidas protetivas é tentar limitar o tempo que um usuário pode conversar com a CarynAI. Para evitar que os usuários se tornem viciados, a inteligência artificial está programada para encerrar as conversas após cerca de uma hora, incentivando os usuários a retomá-las mais tarde. Mas não há um limite rígido de tempo de uso, e alguns usuários estão passando horas falando com a CarynAI por dia, de acordo com o gerente da Marjorie, Ishan Goel.
A Forever Voices é autofinanciada por Meyer. No entanto, desde que a CarynAI se tornou viral, a companhia começou a se reunir com investidores.
Meyer disse que serviços como a CarynAI também irão aprofundar os laços entre os influenciadores e seus seguidores. Ao contrário das celebridades tradicionais, os fãs online geralmente desenvolvem vínculos profundos com os influenciadores que seguem e esperam um nível de resposta que se torna difícil de manter à medida que o público de um influenciador cresce.
“Vejo isso como um jeito de alguém com um número de seguidores como a Caryn de interagir com milhões de fãs simultaneamente sem precisar se tornar essa pessoa que fica grudada em um telefone criando conteúdo o tempo todo”, disse ele.
Embora a Forever Voices esteja focada na criação de companheiros de IA baseados em pessoas reais, outros especialistas acreditam que chegará um momento em que pessoas reais não serão mais necessárias. Já existem personagens influenciadores totalmente virtuais.
Influenciadores virtuais
Por exemplo, Lil Miquela acumulou centenas de milhares de seguidores após seu lançamento em 2016, apesar do fato de que ela era apenas um modelo gerado por computador feito para imitar os trejeitos de uma influenciadora do Instagram. Mas as publicações e a personalidade de Lil Miquela foram criadas manualmente por Trevor McFedries e Sara Decou, cofundadores da Brud, a empresa que a criou.
Elizabeth Snower, fundadora da ICONIQ, que cria avatares 3D conversacionais, prevê que em breve haverá “influenciadores de IA em todas as plataformas sociais que estarão influenciando as decisões dos consumidores”.
Influenciadores humanos
Marjorie (a influenciadora que contratou a Forever Voices) disse que, desde que a CarynAI foi lançada, ela tem sido alvo de uma reação significativa, além da atenção que vem com a viralização. Ela fugiu de casa e contratou uma equipe de segurança que está trabalhando em conjunto com a polícia depois que as pessoas, indignadas com o conceito de uma namorada de IA, fizeram ameaças aterrorizantes contra ela.
“Muitas pessoas ficaram realmente furiosas com a existência disso. Elas acham que é o fim da humanidade”, disse ela.
Marjorie espera que a reação negativa desapareça quando outras personalidades online começarem a lançar seus próprios companheiros de IA. Meyer disse que várias pessoas entraram em contato com ele desde o lançamento da CarynAI.
“Acredito que, nos próximos cinco anos, a maioria dos americanos terá um companheiro de IA no bolso de alguma forma, seja uma IA ultra sedutora que você esteja namorando, uma IA que seja seu personal trainer ou simplesmente um companheiro tutor. Essas são todas as coisas que estamos desenvolvendo internamente”, disse ele.
Isso parece ser um resultado provável para a consultora e investidora de IA Allie K. Miller. “Posso imaginar um futuro em que todos – celebridades, personagens de TV, influenciadores, seu irmão – tenham um avatar online com o qual convidam seu público ou amigos a se envolver. (…) Com a acessibilidade desses modelos, não me surpreende que isso esteja se expandindo para relacionamentos interpessoais em escala.”
Referência da imagem da capa
Fonte: Foto 184935329 / Artificial © Khwaneigq | Dreamstime.com
Referência
LORENZ, Taylor. An influencer’s AI clone will be your girlfriend for $1 a minute. The Washington post, 13 mai. 2023. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/technology/2023/05/13/caryn-ai-technology-gpt-4/. Acesso em: 19 mai. 2023.