Fonte: imagem produzida pelo Microsoft Designer, com prompts do redator.
A Meta irá investir em um supercluster, isto é, centros de computação em larga escala destinados a desenvolver inteligência artificial de ponta
Redator: Heitor Augusto Colli Trebien, com auxílio do chatGPT e do Lippy, assistente virtual para blogs da Velip.
Segundo Loiola (2025), A Meta (controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp) acaba de dar mais um passo ousado em sua corrida pela liderança na inteligência artificial. Em anúncio realizado no evento Meta Connect, em Menlo Park (Califórnia), Zuckerberg revelou planos para construir um novo supercluster de IA — uma estrutura computacional voltada para desenvolvimento de inteligência artificial — com previsão de conclusão para 2026.
O supercluster: o que é e por que importa?
Como Capoot (2025) destaca, um supercluster é uma rede de computação grande e complexa, projetada para treinar modelos de IA avançados e que consigam lidar com toda a carga de trabalho dos sistemas de IA generativa.
O projeto, intitulado Prometheus, consiste em uma gigantesca infraestrutura de data centers, capaz de suportar modelos avançados de IA generativa, como chatbots, assistentes virtuais e soluções de criação de conteúdo automatizado. Planejam construir outros supercomputadores, como o Hyperion, com a expectativa de atingir 5 gigawatts nos próximos anos.
Segundo a Meta, isso permitirá treinar modelos com trilhões de parâmetros, algo essencial para criar algoritmos mais poderosos e contextuais — comparáveis (ou até superiores) aos modelos GPT-4 e similares. Esse investimento reforça a estratégia da empresa de dominar a próxima geração de plataformas, colocando a IA no centro dos seus produtos.
Investimentos em IA
Como Bernardi (2025) aponta, em junho a Meta investiu mais de de US$ 10 bilhões de dólares na Scale AI, empresa de rotulagem de dados, isto é, dados utilizados para treinar modelos de machine learning (linguagem e aprendizagem computacional).
Capoot (2025) ainda ressalta que em junho a empresa criou o Meta Superintelligence Labs (Laboratório Meta de Superinteligência), com o intuito de contratar engenheiros e pesquisadores de IA especializados no assunto.
O que isso significa para Velip?
Nós estamos sempre preparados para as novidades do campo da inteligência artificial. Oferecemos uma plataforma integrada à Meta, o WhatsApp Center, com o intuito de aprimorar nossa inteligência artificial e nossos bots de atuação.
As novidades da inteligência artificial poderão estimular pesquisas e consequentemente formas mais avançadas e eficientes de comunicação automática. Estamos sempre nos atualizando para que o melhor produto chegue até você sem esforço.
Queremos que as inovações em IA melhorem o desenvolvimento de agentes de IA, como chatbots e videobots, além de ligações automatizadas (torpedos de voz) e SMS para entregarmos sempre uma tecnologia comunicacional de ponta.
Nos acompanhe para saber os benefícios da comunicação automática e multicanal para a sua empresa.
Velip: a inteligência artificial que te conecta com o futuro
Referência
Ashley Capoot. Meta CEO Zuckerberg says first AI data supercluster will come online in 2026. CNBC Tech, 14 jul. 2025. Disponível em: https://www.cnbc.com/2025/07/14/meta-zuckerberg-ai.html. Acesso em: 15 jul. 2025.
Guilherme Bernardi. Meta negocia aporte bilionário na Scale AI e mira expansão em defesa e dados para IA. Revista Exame, 9 jun. 2025. Disponível em: https://exame.com/inteligencia-artificial/meta-negocia-investimento-de-us-10-bilhoes-em-startup-scale-ai/. Acesso em: 15 jul. 2025.
Vanessa Loiola. Meta anuncia supercluster de IA para 2026 e promete investimento bilionário. Revista Exame, 14 jul. 2025. Disponível em: https://exame.com/inteligencia-artificial/meta-anuncia-supercluster-de-ia-para-2026-e-promete-investimento-bilionario/?utm_source=copiaecola&utm_medium=compartilhamento. Acesso em: 15 jul. 2025.