Autor: Heitor Augusto Colli Trebien
Augusta Ada Byron, Lady Byron, também conhecida como Ada King, countess of Lovelace ou ainda Ada Lovelace nasceu em 10 de dezembro de 1815 e faleceu em 27 de novembro de 1852, devido ao câncer de útero, com 36 anos, a mesma idade do pai que nunca conheceu. Filha do famoso poeta Lorde Byron (1788– 1824) e da matemática Anne Isabelle Milbanke, também conhecida como Annabelle Milbanke Byron.
Depois de dois meses de seu nascimento, Annabelle se separou de Lord Byron, o qual saiu da Bretanha e nunca mais voltou. Foi criada e educada pela mãe que, desde criança, procurou incentivar as habilidades matemáticas para o desenvolvimento da filha.
Dentre seus tutores, um deles foi Charles Babbage (1791–1871), criador da Máquina Analítica que viria a ser conhecida como a precursora do computador moderno. Em 1833, teve contato com o autor através de uma amiga em comum – Mary Somerville. Em 1843, traduziu um artigo escrito por Luigi Federico Menabrea, engenheiro italiano que descreveu o funcionamento da máquina de Babbage – Notions sur la machine analytique de Charles Babbage – Elements of Charles Babbage’s Analytical Machine.
Incentivada pelo próprio Babbage, adicionou suas considerações matemáticas ao longo do artigo traduzido com anotações detalhadas que descreveram como a máquina analítica poderia ser programada. Além de números, outros símbolos poderiam ser usados para a programação, como música, poesia entre outros.
Ela usou os números de Bernoulli para construir um algoritmo que programasse a máquina para compreender sequências de números racionais. Desse modo, ela uniu programação, matemática e arte e foi reconhecida como a mãe da programação ao propor algumas ideias para esse campo do conhecimento.
A seguir, uma imagem das notas de Ada Lovelace, que se inicia na nota D e tem continuidade na nota G. As considerações de Ada começam em A e terminam em G se configuram como uma análise precursora da programação:
Dentre suas contribuições, ela trouxe o conceito de sub-rotina e o processo conhecido como looping. A sub-rotina é caracterizado, como Martins (2016) comenta, como o processo de disponibilizar uma sequência de instruções que podem ser usadas repetidamente em diferentes situações.
O looping, por sua vez, envolve considerar a importância da repetição através de uma fórmula que permita a máquina repetir determinado processo. Assim, sub-rotina e looping são conceitos interconectados na prática de programação, algo que Ada Lovelace conseguiu demonstrar quando elaborou uma hipótese de programação para a máquina analítica.
Outro tutor foi Augustus De Morgan (1806–1871), o primeiro professor de matemática da Universidade de Londres e cientista que formulou as Leis de De Morgan estudadas até hoje. Excertos das cartas trocadas entre Lovelace e De Morgan podem ser acessadas na íntegra no site CMI: Clay Mathematics Institute, no link a seguir: Ada Lovelace’s Mathematical Papers – Os documentos matemáticos de Ada Lovelace. Também podem ser encontrados os artigos científicos que serviram de base para esse texto.
Em 1835, Ada se casou com William King-Noel (1805–1893), nobre inglês, também cientista, que recebeu o título de Conde Lovelace e portanto Ada se tornou a condessa Lovelace. O primeiro filho do casal nasceu em 1836 e recebeu o nome do avô: Byron. No ano seguinte, a segunda filha recebeu o nome da avó: Anne Isabelle (Annabelle) e o terceiro e último filho recebeu o nome de Ralph Gordon, que também carrega o nome do avô (George Gordon Byron).
Hollings, Marin e Rice (2017), nos artigos The early mathematical education of Ada Lovelace (A educação matemática precoce de Ada Lovelace) e The Lovelace–De Morgan mathematical correspondence: A critical re-appraisal (A correspondência matemática de Lovelace-De Morgan: uma reavaliação crítica) comentam sobre as polêmicas geradas em torno da figura de Ada: muitos a consideraram uma charlatã, enquanto outros a chamaram de gênio. Outros, disseram que a mãe queria educar a filha na matemática para afastá-la da poesia e da imagem do pai.
No que se refere à educação matemática, existem poucas evidências que confirmam a ideia de que a mãe queria afastar a filha da poesia ou das tendências paternas. Os autores realçam que a mãe foi reconhecida como uma reformadora educacional que seguia os princípios de Pestalozzi. Seu objetivo era combinar textos com trabalhos físicos e competências práticas. Aprender a pensar era mais interessante do que memorizar o conteúdo, assim, além dos tutores, a própria mãe buscou educar a filha.
De modo geral, Ada Lovelace mostrava interesse pelas mais diversas disciplinas, como geografia, desenho, música, biologia e matemática. Quando criança (aproximadamente 12 anos), a menina queria estudar a anatomia dos pássaros porque no futuro gostaria de escrever um livro sobre flyology (“voologia”), pois tinha planos de construir uma máquina voadora movida a vapor. Sua infância mostra inventividade poética e interesse pelas ciências, o que no futuro a ajudaria a pensar na ciência poética e enxergar a matemática como uma espécie de arte que descreve padrões na natureza.
Quanto às habilidades de Ada, quando criança e adolescente, ela expressava ingenuidade e interesse, o que é comum nessa etapa do desenvolvimento. Com a continuidade dos estudos, desenvolveu maturidade e um entendimento mais amplo das relações lógico-matemáticas, o que também acontece no desenvolvimento, de acordo com a exposição a determinado tipo de estudo.
Hollings, Marin e Rice (2017) indicam que seu potencial não deve ser subestimado e da mesma forma que ela tinha dificuldades, ela também sabia lidar com os problemas e expressava aptidão para diferentes áreas da matemática.
Ada King, durante correspondências e leituras, tanto com Babbage e De Morgan, por ter uma visão aguçada, percebeu erros de cálculos que os autores fizeram e os ajudou a revisá-los. O mesmo acontecia com ela: quando estava equivocada, seus tutores a ajudavam.
O trabalho intelectual de discussão deve ser valorizado e junto com esses grandes nomes da matemática, ela conseguiu desenvolver discussões importantíssimas não só para a matemática, mas para a educação de modo geral.
Os alunos não são perfeitos e nem os professores, o conhecimento é construído a partir da interação e da experiência construída nessa relação. A aprendizagem continua sendo refinada e no ambiente educacional todos temos a chance de aprender com os equívocos. Os professores da mãe da programação, de modo geral, sempre que puderam a estimularam, o que possibilitou atingir níveis críticos de graduação, mesmo sem nunca ter feito uma.
Observa-se a importância da atuação de historiadores da matemática na análise de arquivos históricos através dos artigos de Hollings, Marin e Rice (2017), área que deve ser, como qualquer outra do campo científico, valorizada e estimulada, assim como a atuação das mulheres na ciência e nas artes.
REFERÊNCIAS
MATÉRIAS E VÍDEOS
ADA Lovelace. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace>. Acesso em: 22 dez. 2021. Versão em inglês: <https://en.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace>.
BRITANNICA, The Editors of Encyclopaedia. Ada Lovelace. Encyclopedia Britannica, 6 Dec. 2021. Available in: <https://www.britannica.com/biography/Ada-Lovelace>. Accessed 20 December 2021.
GREGERSEN, Erik. Ada Lovelace: The First Computer Programmer. Encyclopedia Britannica. Available in: <https://www.britannica.com/story/ada-lovelace-the-first-computer-programmer>. Accessed 20 December 2021.
MARTINS, Maria do Carmo. Ada Lovelace: a primeira programadora da história. Correio dos Açores, Universidade dos Açores, 28 jul. 2016. Disponível em: <https://repositorio.uac.pt/handle/10400.3/4025>. Acesso em: 20 dez. 2021.
PETRY, Guilherme. Conheça Ada Lovelace: matemática do século XIX autora do primeiro programa de computador. The Hack, 2020. Disponível em: <https://thehack.com.br/conheca-ada-lovelace-matematica-do-seculo-xix-autora-do-primeiro-programa-de-computador/>. Acesso em 20 dez. 2021.
PHILPOT, Zoe. Ada Lovelace: a mulher original em tecnologia. YouTube, TEDx Talks, 26 mai. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1QQ3gWmd20s>. Acesso em 20 dez. 2021.
POPOVA, Maria. Como Ada Lovelace, filha de Lord Byron, se tornou a primeira programadora do mundo. Programaria, tradução Krystal Campioni, 10 dez. 2016. Disponível em: <https://www.programaria.org/como-ada-lovelace-filha-de-lord-byron-se-tornou-primeira-programadora-mundo/>. Acesso em: 20 dez. 2016. Texto original: https://www.themarginalian.org/2014/12/10/ada-lovelace-walter-isaacson-innovators.
ARTIGOS CIENTÍFICOS
HOLLINGS, Christopher; MARTIN, Ursula; RICE, Adrian. The early mathematical education of Ada Lovelace. BSHM Bulletin: Journal of the British Society for the History of Mathematics, p. 32:3, n. 221-234, 01 Jun. 2017. Available from: <https://doi.org/10.1080/17498430.2017.1325297>. Accessed 20 December 2021.
HOLLINGS, Christopher; MARTIN, Ursula; RICE, Adrian. The Lovelace–De Morgan mathematical correspondence: A critical re-appraisal. Elsevier, Historia Mathematica, 2017. Available from: <https://doi.org/10.1016/j.hm.2017.04.001>. Accessed 21 December 2021.