Gemini é o recurso de inteligência artificial da Google com capacidade multimídia e pode processar diferentes tipos de dados para responder ao usuário
Redator: Heitor Augusto Colli Trebien
Na quarta-feira, dia 6 de dezembro de 2023, a Google anunciou o lançamento do Gemini, seu modelo de IA mais amplo e eficiente até o momento. Esse recurso consegue processar, além de mensagens de texto, imagens, vídeo e áudio, sendo a ferramenta multimídia mais recente.
Assim, além de responder comandos textuais, ele também consegue descrever, interpretar e analisar fotos, por exemplo. O Gemini foi desenvolvido para conseguir responder a demandas mais complexas, e até o momento foi classificado em três tipos de serviços:
- Ultra – O modelo maior e mais capaz para tarefas de alta complexidade.
- Pro – O melhor modelo para escalonamento para uma ampla gama de tarefas.
- Nano – O modelo mais eficiente para tarefas em dispositivos.
Mas como esse sistema conseguiu desenvolver tanto potencial?
Segundo Calixto (2023), o Gemini foi treinado com chips TPU – Tensor Processing Units (Unidades de Processamento de Tensor), capazes de armazenar uma grande quantidade de diferentes tipos de dados para acelerar o aprendizado de máquina.
Essa tecnologia foi desenvolvida pela própria Google, que a reutiliza em seus próprios produtos e serviços e também o oferece a outras empresas que possam se beneficiar da aprendizagem de máquina.
Quais problemas o Gemini se propõe a resolver?
O Gemini é especializado em assuntos matemáticos, de programação, além de poder discutir sobre assuntos mais complexos, como crise ambiental. Também trabalha com textos e pode ser criativo em suas respostas.
Mas como utilizá-lo?
Primeiro, você precisa ter uma conta no google e em seguida acessar o Bard. Vale lembrar que, até o momento, a ferramenta está disponível apenas na língua inglesa. Sendo assim, você precisa acessar a sua conta em: myaccount.google.com/language, alterar o idioma para English e selecionar a opção United States.
Assim, você poderá usar o Bard com as novas atualizações e analisar como suas respostas estão ficando mais elaboradas. Vale lembrar que o primeiro modelo que foi lançado foi o Gemini Pro, e com as atualizações, as outras versões também virão.
Segundo a agenda do Google, o Gemini Pro estará disponível no dia 13 de dezembro para desenvolvedores e clientes corporativos o acessarem por meio da API Gemini no Google AI Studio ou no Google Cloud Vertex AI.
Referência da imagem da capa
Fonte: imagem gerada por inteligência artificial com prompts do redator. Recursos utilizados: chatGPT e Dall-e.
Referências
CALIXTO, Fabrício. Como usar a IA Gemini do Google | Guia Prático. Editado por Douglas Ciriaco, Canaltech, 7 dez. 2023. Disponível em: https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/como-usar-a-ia-gemini-do-google/. Acesso em: Acesso em: 8 dez. 2023.
PICHAI, Sundar; HASSABIS, Demis. Introducing Gemini: our largest and most capable AI model. Google Blog, 6 dez. 2023. Disponível em: https://blog.google/technology/ai/google-gemini-ai/. Acesso em: 8 dez. 2023.