Conheça a nova rede social: BeReal

Conheça a nova rede social: BeReal

A rede procura diminuir os vícios que as redes sociais anteriores produziram, além de evitar as fake news

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

BeReal: a nova sensação

 

Uma nova rede social começou a se popularizar no Brasil e no mundo, a BeReal – “seja real”. O aplicativo foi desenvolvido por uma empresa francesa e lançado em dezembro de 2019, sendo Alexis Barreyat (Twitter) um dos seus principais idealizadores. Em 2022, o app atingiu patamares globais. De acordo com Adam Blacker (2022), do apptopia, os usuários ativos de BeReal até 4 de agosto de 2022 aumentaram em 315%. 

Vale destacar que o apptopia é uma plataforma voltada para a contagem de usos de um aplicativo, sendo sua prática cotidiana avaliar o quanto um app está sendo baixado. 

Blacker (2022) comenta que o BeReal já foi baixado mais de 43,3 milhões de vezes desde a data do seu lançamento. Praticamente 41 milhões foram neste ano (2022), com os Estados Unidos sendo os principais usuários (estima-se 40%). 

A ideia do aplicativo é bem simples: postar uma foto ao dia sobre o que você está fazendo e em qual lugar. Usa-se a câmera frontal e traseira obrigatoriamente, sem suporte para filtros. Você não pode fazer o carregamento de fotos, e para ver o que seus amigos colocam na rede, o usuário precisa primeiro tirar a própria foto, o que de acordo com Faith Karimi (2022), da CNN Business, ajuda a evitar lurkers – espreitadores, também conhecidos como stalkers

Nas fotos, não existe a possibilidade de reagir com likes, apenas com reações suas imitando emojis ou uma expressão própria. Você precisa postar a foto em 2 min., depois dessa contagem, o usuário deve esperar o próximo dia para postar. A proposta é que a pessoa possa se comunicar através de imagens com os amigos sem perder horas fixado na rede social. 

Outra proposta é diminuir a ansiedade por likes, além de criar uma atmosfera na qual a pessoa possa se sentir mais autêntica com o rosto que tem. Na seção Discovery, existe a possibilidade de ver o que as pessoas ao redor do mundo estão fazendo, mas para quem quer mais privacidade o usuário pode selecionar a opção de compartilhar apenas com os amigos adicionados.   

Detalhe, o usuário só pode ver a foto do dia, as fotos anteriores não são mais vistas. Caso a pessoa queira ver mais fotos, ela pode usar o modo Discovery. O objetivo é, realmente, diminuir a fixação extrema nas redes sociais. 

As pessoas que mais estão usando o app até o momento, segundo Faith Karimi (2022), é a geração Z, por terem a possibilidade de usar uma rede social sem o impacto negativo na saúde mental que as redes sociais anteriores trouxeram. 

A rede não irá, necessariamente, substituir o Instagram ou o TikTok, no entanto, traz outra perspectiva. O usuário não precisa passar horas ou dias para editar uma foto para depois postá-la em horário de pico. A foto é tirada em tempo real, e depois você pode ver o que os amigos estão fazendo naquele momento específico. Em seguida, pode ter sua vida sem passar horas preso nas redes. A privacidade é mais facilmente preservada com esses critérios, além de não exigir que sejamos sempre perfeitos. 

 

Diferentes opiniões

 

Como Ben Goggin (2022) comenta, por meio de entrevistas realizadas pela revista News online, alguns estudantes mencionaram que talvez a rede não dure por muito tempo por não ter algum gancho que obrigue você a ficar conectado. O que o usuário vê são fotos de pessoas comuns no seu cotidiano, sem nada de extraordinário. Assim, muitos deles acreditam que a rede precisa trazer inovações para manter as pessoas usando. 

Jason Koebler (2022), da revista online Vice, declara que o BeReal acabou criando outra rede “fake”, pois acaba deixando a vida das pessoas mais chatas. Ele explica que, quando ele faz algum tipo de atividade física como trilhas ou surf, nem sempre ele pode usar o celular para parecer real. No BeReal, se você posta depois do horário estipulado, fica exposto na foto quantas horas de atraso você teve, o que parece ser uma forma de constranger a pessoa. 

Para buscar a espontaneidade, o aplicativo avisa quantas vezes você precisou tirar a foto para depois postá-la, assim como o tempo que você demorou depois do aviso de notificação “Time to BeReal” – “hora de ser real”. 

Koeber afirma no post que gostou do app e que sabe os efeitos negativos que o TikTok e o Instagram trouxeram, no entanto, ressalta que o BeReal não é totalmente isento de problemas.  

Outros usuários já manifestaram a ideia de que gostam da autenticidade das fotos, e que é bom não se sentir pressionado para entregar uma foto perfeita. Quem você é, como você se sente e onde está é o suficiente para compartilhar momentos com as pessoas que convive, sem precisar de exposição intensa. 

Casey Newton (2022), redator do The Verge, assim como outros redatores como Ben Goggin (News), Karimi (CNN Business) e Sheila Mamona (Glamour) mencionam que o app traz uma perspectiva de voltar às origens. Agora, o usuário tem a possibilidade de se conectar com as pessoas com quem tem mais intimidade e poderá postar a foto sem muitas preocupações estéticas. 

André Aguiar (2022), da Forbes, comenta que o TikTok já criou uma versão para acompanhar a concorrência: o TikTok Now. O BeReal e o TikTok Now são praticamente iguais, com a diferença que no primeiro nós podemos reagir com nossos rostos nas fotos, fazendo uma expressão nossa ou imitando um emoji, enquanto que no TikTok Now você pode fazer pequenos vídeos do momento no qual está. 

O BeReal ainda não suporta vídeos, assim como o TikTok ainda não envia reações com o rosto ou imitando emoji, no entanto, no futuro, pode ser que essas sejam as próximas atualizações.     

Para ver mais informações, acesse a plataforma SensorTower, que busca analisar os dados de crescimento de apps. 

 

Referências 

 

AGUIAR, André. BeReal ou TikTok Now, quem leva a melhor na disputa pelo conteúdo autêntico?. Forbes, 8 out. 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/10/bereal-ou-tiktok-now-quem-leva-a-melhor-na-disputa-pelo-conteudo-autentico/. Acesso em: 11 out. 2022.

BLACKER, Adam. Social app of the moment, BeReal, grows users 315% YTD. Apptopia, 4 abr. 2022. Disponível em: https://blog.apptopia.com/social-app-of-the-moment-bereal-grows-users-315-ytd. Acesso em: 10 out. 2022.

GOGGIN, Ben. BeReal, an app that focuses on authenticity, is surging. News, 21 abr. 2022. Disponível em: https://www.nbcnews.com/tech/social-media/bereal-app-social-media-authenticity-surging-rcna24883. Acesso em: 10 out. 2022.

KARIMI, Faith. This social app prohibits edited photos to encourage users to be more authentic. It’s growing fast. CNN Business, 21 abr. 2022. Disponível em: https://edition.cnn.com/2022/04/21/business/bereal-social-media-app-cec/index.html. Acesso em: 10 out. 2022.

KOEBLER, Jason. BeReal Isn’t Real and Makes Everyone Look Extremely Boring. Vice, 11 abr. 2022. Disponível em: https://www.vice.com/en/article/4awm5b/bereal-isnt-real-and-makes-everyone-look-extremely-boring. Acesso em: 10 out. 2022. 

MAMONA, Sheila. Is the ‘Be Real’ app the antidote to social media perfectionism that we’ve needed for so long?. Glamour, 28 jul. 2022. Disponível em: https://www.glamourmagazine.co.uk/article/be-real-app. Acesso em: Acesso em: 10 out. 2022. 

NEWTON, Casey. Why BeReal is breaking out. The Verge, 20 jul. 2022. Disponível em: https://www.theverge.com/2022/7/20/23271184/bereal-app-popularity-memes-tiktok-time-to. Acesso em: 10 out. 2022. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]