Conheça 10 pessoas e a IA que transformaram a ciência em 2023
Redator: Heitor Augusto Colli Trebien
A revista Nature tem o costume de publicar uma lista com as 10 pessoas que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento da ciência. A lista não tem o propósito de ser uma premiação, mas sim um reconhecimento do trabalho feito por cientistas de diferentes lugares e áreas e sua contribuição para a ciência.
A novidade é que no ano de 2023 foi incluída uma interface de inteligência artificial na lista. O motivo, segundo a revista, é reconhecer como a inteligência artificial e sua capacidade de processamento da linguagem natural estão contribuindo para o progresso da ciência.
Segue a lista das pessoas que se destacaram:
- Kalpana Kalahasti: engenheira indiana que ajudou a Chandrayaan-3 a pousar na lua, sendo a Índia o quarto país a atingir tal conquista.
- Marina Silva: a ministra do meio ambiente do Brasil desenvolveu políticas que refreou o desmatamento e fortaleceu instituições florestais que estavam enfraquecidas.
- Katsuhiko Hayashi: a partir de células de camundongos machos conseguiu criar óvulos viáveis para salvar espécies à beira da extinção.
- Annie Kritcher: a física ajudou a National Ignition Facility (EUA) a reproduzir reações nucleares que antes eram apenas vistas em estrelas e bombas de hidrogênio.
- Eleni Myrivili: chefe do escritório de alterações climáticas nos EUA. Ela está desenvolvendo estratégias para ajudar o mundo a lidar com a crise climática.
- Ilya Sutskever: um dos pioneiros do chatGPT e outros sistemas de IA que estão mudando a sociedade.
- James Hamlin: o físico ajudou a descobrir falhas em abordagens sensacionalistas de supercondutividade em temperatura ambiente.
- Svetlana Mojsov: a bioquímica ajudou a desenvolver um remédio que ajuda na perda de peso.
- Halidou Tinto: esse pesquisador está ajudando a desenvolver uma segunda vacina para a malária.
- Thomas Powles: esse médico pesquisou o câncer e redigiu um ensaio clínico que transformou o modo de tratar o câncer de bexiga grave.
- ChatGPT: o software de IA generativa representa uma nova era para a ciência e a comunicação humana. É o exemplo mais emblemático da atualidade e já transformou o modo de muitas pessoas trabalharem.
A revista Nature também aponta algumas pessoas que deveremos estar atentos em 2024, sendo elas:
- Monica M. Bertagnolli: diretora do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
- Colin Waters: Presidente do Grupo de Trabalho Antropoceno (investigação da influência humana na Terra).
- Ilan Gur: Chefe-executivo da Agência de Pesquisa Avançada e Invenção do Reino Unido.
- Muhammad Masroor Alam: Biologista molecular do Instituto de Saúde do Paquistão.
Referência da imagem da capa
Fonte: imagem gerada por inteligência artificial com prompts do redator. Recursos utilizados: chatGPT e Dall-e.
Referência
NATURE. Ten people (and one non-human) who helped shape science in 2023. Nature’s blog, 13 dez. 2023. Disponível em: https://www.nature.com/immersive/d41586-023-03919-1/index.html. Acesso em: 15 dez. 2023.